Resenha O Despertar Antropologia Juridica
Exames: Resenha O Despertar Antropologia Juridica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: netopetry • 11/4/2014 • 538 Palavras (3 Páginas) • 1.675 Visualizações
RESENHA SOBRE “O DESPERTAR DA ANTROPOLOGIA JURIDICA”
Para estudar Antropologia é necessário ter o entendimento de cultura, no fim do século XVIII, existiam duas palavras para definir cultura, uma de origem francesa Civilization e outra de origem germânica Kultur
A partir dos estudos da Antropologia sabemos que a cultura está inserida nos processos de socialização de cada ser, onde são assimiladas as normas, os padrões, a conduta, a religião, a língua, enfim
A palavra Antropologia tem o significado, antropos; homem e logos; estudo, ou seja, o estudo do homem, dessa forma é o estudo do homem como biológico, social e cultural, também existe definições de Antropologia como: “estudo do homem e seus trabalhos através do tempo e do espaço.”; “Antropologia nada mais é do que a sociologia comparada.”; estes conceitos não são suficientes para definir o que é Antropologia, com qualquer definição adotada, podemos entender a Antropologia como a resposta para conhecermos o que somos por um espelho fornecido pelo outro.
Alguns antropólogos contemporâneos, não tem definição clara do termo, por entenderem que vai contra o espirito da Antropologia, hoje na Antropologia existe a necessidade da desmitificação da figura do antropólogo, visto como pesquisador, em busca de túmulos e arcas perdidas, estilo Indiana Jones, os antropólogos não realizam trabalhos de arqueologia.
Nesse sentido sabe-se que a Antropologia esta cada vez mais voltada para uma autorreflexão do seu papel politico e social, a maioria dos antropólogos contemporâneos dizem que a Antropologia não esta mais nas sociedades distintas mas sim dentro das nossas sociedades. Por isso alguns antropólogos criticam a forma tradicional de fazer Antropologia. Para os antropólogos pós-modernismo os símbolos se desenvolvem e modificam no tempo e no espaço, assim sendo devem ser repensados.
Segundo Laplantine, a Antropologia é dividida em cinco áreas: a biológica, a pré-histórica, a linguística, a psicológica, a social e cultura, hoje o objeto de pesquisa da Antropologia vai além das sociedade primitivas, sem escrita e sem estado, mesmo assim o estudo dessas sociedades, é pratica corrente e uma tradição na Antropologia social e cultural.
No século XIX, sob a influencia do positivismo, surgiram como ciência a Antropologia e a Sociologia, ambas se construíram como disciplina acadêmica no século XIX como resposta a um emergente modernismo, a Antropologia assumiu a missão de servir de batedor para a ciência social.
No Brasil a formação básica do antropólogo começa na graduação do curso de Ciências Sociais, é dividido em três áreas: Sociologia, Antropologia, Ciência Política. É na pós-graduação que os antropólogos se profissionalizam mediante o desenvolvimento da pesquisa na área, além das pesquisas, os antropólogos contribuem para a reflexão sobre os problemas da sociedade brasileira.
A Antropologia Jurídica dedica-se ao estudo do Direito das sociedades simples, o estudo da Antropologia Jurídica se divide em três tipos:
A Antropologia Legal: estuda a ordem social, das regras e sanções da sociedades.
A Antropologia Jurídica: observação participante de comparação com modernas instituições de Direito.
...