Respostas Questionário história
Por: dgsoo • 8/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 765 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
Página 1 de 4
Questões
- Comente os fatores da Revolução de 1830
- Apresente os resultados dessa Revolução.
- Comente os fatores da Revolução de 1848.
- Apresente os resultados dessa Revolução.
- Considerando o movimento cartista inglês, responda:
- Quais as reinvindicações dos trabalhadores.
- Os resultados do movimento.
- O que foi a questão irlandesa?
- Comente o processo de unificação italiana e seus resultados.
Respostas
- Os fatores que geraram a Revolução de 30 eram: O voto censitário, privilégios do clero e da nobreza, restauração do absolutismo, presença de um governo elitista. Esses fatores geraram um descontentamento por parte dos liberais, estes que, por liderança do duque Luís Filipe de Orléans e da imprensa, mobilizaram a sociedade e, com a decisão de Carlos X, sucessor de Luís XVIII, de suprimir a liberdade de imprensa e conter as medidas de controle político, os populares se revoltaram com levantes e barricadas nas ruas de Paris lutando por mudanças.
- Carlos X abdicou do trono, exilou-se na Inglaterra, subindo ao trono Luís Filipe de Orléans, o “Rei Burguês”, este reformulou a Constituição de Bourbon, submeteu-se à Constituição, fortaleceu o Legislativo, aboliu a censura e determinou que a religião católica não seria mais a religião oficial do país, porém, manteve o limite censitário para o voto e para a candidatura a cargos legislativos, atendeu os interesses da burguesia e ignorou os do proletariado.
- Ausência dos direitos civis por parte do proletariado, condições precárias de vida e de trabalho, falta de emprego. Em consequência disso, em 1848, desencadeou-se um novo movimento revolucionário que contou com intensa mobilização popular e operária, e também com a adesão da Guarda Nacional.
- Luís Filipe abdicou o trono, causando um retorno do sistema republicano, este que proclamou o fim da pena de morte, e o estabelecimento do sufrágio universal nas eleições.
- a) Reivindicavam o sufrágio universal, o voto secreto, o fim do critério censitário para votar e ser votado, a remuneração dos eleitos e eleições anuais.
- A regulamentação do trabalho infantil e feminino, a permissão de associações políticas e a jornada de trabalho de dez horas, foi um importante marco na organização dos trabalhadores, mas tarde, conquistou o fim do censo eleitoral para a câmara dos comuns em 58, e em 67 a ampliação do direito de voto, posteriormente, foi estabelecido o voto secreto e o direito de voto foi estendido aos trabalhadores rurais, em 80 foram oficialmente reconhecidos e foi regulamentada a duração da jornada de trabalho dos adultos e crianças.
- Os irlandeses viviam uma relação delicada quanto aos britânicos, devido à sua submissão a estes, sob a alegação das diferenças religiosas e culturais, um grupo irlandês terrorista atua por meio de sequestros, assassinatos e outros atos de vandalismo que causaram uma tensa relação entre as autoridades britânicas e o país em questão. No entanto, a partir da década de 1990, o processo de integração das economias europeias, com o desenvolvimento da União Europeia, contribuiu significativamente para que essa guerra chegasse ao seu final, porém, mesmo com as tentativas de aproximação e o próprio enfraquecimento dos movimentos radicais, a questão irlandesa ainda sobrevive na ação isolada de pequenos grupos que se utilizam do discurso de violência e autonomia que se desenvolveu ao longo do tempo e apesar de uma ou outra manifestação, várias indicativas hoje, contribuem para que a questão irlandesa atinja o seu fim.
- O movimento de unificação teve seu início na região mais desenvolvida da península itálica, a Piemonte-Sardenha, e não foi pacífico já o Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas. O primeiro passo para a unificação se deu quando, com apoio de movimentos populares, liderados por Giuseppe Garibaldi, e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o Império Áustro-Húngaro e venceram, conquistando o reino da Lombardia. No ano seguinte, com apoio de movimentos populares, ocorreu a anexação ao Piemente dos reinos papais de Parma, Modena, Romagna e Toscana. Em 1860, tropas piemontesas e os "camisas vermelhas", liderados por Garibaldi, incorporam o reino das Duas Sicílias. Em 1861, os Estados Pontifícios foram anexados à Alta Itália. Formou-se assim o Reino da Itália. No ano de 1866, os italianos, com apoio da Prússia, anexaram o reino de Veneza que até então era governado pelos austríacos. Faltava apenas anexar Roma que era a capital do Estado da Igreja Católica e muito bem protegida por militares da França, porém, em 1870, a França entrou em guerra contra a Prússia, sendo que as tropas francesas instalada em Roma foram convocadas para a guerra e sem a proteção militar francesa, os italianos conquistaram a cidade, transformando-a na capital do Itália, que teve sua unificação concluída.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com