Resumo De Historia Do Pensamento Administrativo
Trabalho Universitário: Resumo De Historia Do Pensamento Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Everson21 • 21/2/2015 • 8.579 Palavras (35 Páginas) • 632 Visualizações
Aula 1 – Os fundamentos da administração
Administração e organização
Henri Fayol definiu administração como um processo que inclui atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, surgia assim uma nova ciência, a ciência da administração.
Uma organização somente atinge seu propósito e seu objeto se for bem administrada, e a administração exige de quem administra um mínimo de organização.
Porque são importantes as organizações?
A eficiência e a eficácia podem ser ambas altas numa mesma organização. Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio.
O papel do administrador nas organizações
O administrador deve primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida definir as tarefas e responsabilidades para as pessoas que vão trabalhar na empresa, no projeto ou no empreendimento, criando uma estrutura composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competências para membro da equipe.
Os desafios da administração no mundo de hoje
Além de conhecer os instrumentos teóricos oferecidos à prática administrativa, cabe ao profissional desta área atualizar-se constantemente.
Os desafios com os quais se defronta o administrador são de diversos tipos.
• tecnológicos;
• sociais e humanos;
• de mercado;
• de negócios;
• comunitários;
• ambientais;
• globais;
• de renovação;
• concorrências;
• éticos e sociais;
As funções administrativas
Planejamento: definir metas para o desempenho organizacional e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para a sua realização.
Organização: Coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros ou materiais), alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
Liderança: uso da influência para motivar os funcionários a atingir metas organizacionais.
Controle: monitoramento das atividades dos colaboradores, a verificação da empresa esteja na direção certa rumo a seus objetivos e a efetuação de correção quando necessário.
Habilidades específicas ao profissional da administração:
Conceituais: capacidade de “pensar estrategicamente”, de ter uma visão ampla e de longo prazo.
Humanas: modo como um administrador se relaciona com as outras pessoas, incluindo a capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar e resolver problemas.
Técnicas: entendimento e a proficiência no desempenho de tarefas específicas.
Aula 2 - Da produção artesanal a produção industrial
Dos escravos aos burgueses
Os povos bárbaros dominaram a Europa medieval e, como os nobres romanos eram donos de pequenas áreas de terra, passaram a estabelecer uma nova forma de sociedade: o feudalismo.
Entretanto, paralelamente a esse fato, muitas terras europeias tornaram-se livres de senhores feudais, por falência dos nobres ou por incapacidade de gerir suas posses. Logo, essas terras se transformaram em cidades, chamadas burgos e seus habitantes, burgueses.
Do servo ao artesão
Com a emergência das corporações de ofício na alta idade média, surgiu a divisão de trabalho sob forma de especialização na produção de determinadas categorias de bens.
O excedente de produção era oferecido no mercado regional e utilizado como objeto de troca e venda (economia de troca).
A produção dessa época era em pequena escala. O próprio método de produção fazia com que o profissional fosse parte fundamental de todo o processo produtivo.
A administração centrava-se na organização da demanda da produção artesanal realizada pelas corporações e nos ganhos e garantias obtidos pela comercialização dos produtos.
Do artesão ao operário
O crescimento econômico era bastante limitado, pois estava associada ao consumo direto e local.
À medida que o consumo aumentou, o comércio se fortaleceu e, aos poucos as oficinas transformaram-se em fábricas, com a produção maior e ritmo de trabalho intenso, havendo a necessidade de divisão de ofício.
Das oficinas para as fábricas
O comércio entre as cidades já era uma realidade, favorecendo a criação de máquinas para aumentar a produtividade, desaparecendo os ofícios, tornando as tarefas simplificadas e padronizadas.
A unidade doméstica de produção desapareceu, surgindo a pluralidade de operários e máquinas nas fábricas. A esse período histórico dá-se o nome de revolução industrial, onde se iniciou um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, de geração de lucro e de acumulo de capital, nascia o capitalismo industrial.
Manufatura x Industrialização: Características do modo de produção
Trabalhadores altamente qualificado;
Processo Uso de ferramentas manuais;
Artesanal Fabricação de cada produto com especificações do comprador;
Produtos feitos um de cada vez.
Profissionais especializados projetam produtos que serão fabricados por
Processo trabalhadores não-qualificados ou semi-qualificados, operando equipamentos
Em massa caros com finalidades específicas;
Produzidos artigos padronizados em grandes quantidades.
O sistema fábrica
O sistema de fábrica é o resultado da concentração dos trabalhadores em um mesmo local de trabalho,
...