Resumo The Wall
Pesquisas Acadêmicas: Resumo The Wall. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: absl • 28/9/2014 • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 337 Visualizações
O filme baseia-se na vida e história de um artista (Roger Waters) de uma banda (Pink Floyd) que se vê rodeado por um “muro” e ao longo de seu percurso explica como este surgiu e foi se consolidando na vida do mesmo. Além disso , evidencia a parcela de contribuição/culpa que a própria sociedade exerceu para que isto viesse a acontecer .As cenas do “Pink Floyd – The Wall” são acompanhadas por solos de guitarra , vozes e gritos , além das letras das músicas, estes traduzem um certo ar de melancolia e ao mesmo tempo indignação por parte do personagem principal .
O drama do persongem , que no filme recebe o nome de Pink , inicia-se quando na infância ele perde o seu pai na guerra , isto iria marcar pra sempre a sua vida . Em uma das cenas ele está no parque, sozinho, e encontra um senhor que lhe parecia simpático e pede a ele para que o ponha em cima do brinquedo. Porém, o homem rejeita sua mão e o empurra para longe .Triste o menino senta no balanço ,sozinho , e observa as outras crianças brincando felizes com os seus pais . Em outra cena , ainda na infância , ele vê um soldado que provavelmente teria voltado da guerra Pink se aproxima dele e o toca nas costas . Por um segundo o homem olha-o e parece lhe dar
atenção , mas a sua família chega para lhe abraçar e ele se vê novamente sozinho . Isto evidencia a falta da figura paterna que o personagem sentia . Esta cena nos leva a refletir em quantas crianças não sofreram com a perda de seus pais que foram cumprir o seu "papel de cidadão" defendendo a pátria " como um bravo heroi " e não voltaram para suas famílias .
Guerra é o primeiro fator evidenciado como uma das barbáries do mundo em que vivemos e este seria provavelmente o primeiro e fundamental tijolo na construção do muro . Como consequência deste fato vem o superprotecionismo da mãe que na tentativa de suprir a ausência do pai exagera no cuidado com o filho o privando de escolhas fundamentais na construção do seu caráter e não o preparando para enfrentar o mundo real .
Este não é um fato distante da nossa vida cotidiana é comum vermos filhos superprotegidos que não tem a capacidade de fazer escolhas simples e recorrem aos pais para tudo , com isso os mesmos tem dificuldade de criar sua própria personalidade e não vêem as reais dificuldades que terão que enfrentar na sociedade. Os pais pensam que estão tomando a melhor decisão erroneamente pensam que sempre irá protege-los de tudo e de todos . Sendo assim , muitos
destes filhos adquirem uma personalidade introvertida e tem grandes dificuldades de se comunicar aliás os pais não os preparam para ser independente mas sim dependente .
E assim , o muro ganha mais um tijolo . Em uma das músicas do filme ,"Mother, ele expressa a total dependência que tem em relação a sua mãe com as seguintes frases : "Mamãe vai sempre descobrir onde você esteve" , "Mamãe vai checar todas as suas namoradas pra você " e por fim estabelece a contribuição direta da mãe para construção do muro quando diz : " Mamãe vai te ajudar a construir o muro " . Quando ele fala da sua mãe ele também expressar que estas são as atitudes da maioria das mães e consequentemente faz uma crítica a isto .
Outro fator criticado no filme é a educação que neste caso é alienante e quer fazer com que os alunos criem uma única identidade , não permitindo a liberdade de expressão e pune aqueles que de certa forma fogem a estes padrões .Em uma das cenas o professor pega um papel das mãos de Pink e começa a ler em voz alta para que os demais colegas ouçam e comecem a rir do garoto . É neste ponto que o termo bullying começa a ser explorado .Com isso , torna-se perceptível o quanto o garoto sofria com isto .
O bullying
...