TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolta Da Vacina

Artigo: Revolta Da Vacina. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

A REVOLTA DA VACINA

A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular que ocorreu no Rio de Janeiro em novembro de 1904, onde o então presidente Rodrigues Alves ordenou o alargamento de ruas, ampliação de rede de água e esgoto e o "combate às epidemias" que castigavam a cidade, como febre amarela, varíola e peste bubônica.

Com o Rio de Janeiro já apresentando muitos problemas na época, principalmente pela falta de saneamento básico e higiene – em razão das propagandas e das intenções do governo de provocar doenças graves – trouxeram consequências e provocaram uma imagem negativa da cidade para com os outros lugares do país. Com isso, o presidente nomeou o sanitarista Oswaldo Cruz como diretor geral do Departamento Federal de Saúde Pública (DGSP) do governo federal, que ordenou imediatamente uma vacina obrigatória para deter a varíola.

A maior parte da população não compreendeu e questionou a importância dessa vacinação, logo deram início à uma revolta, pois o povo já estava cansado das providências que o governo tomava. E assim se iniciou um movimento social revolucionário com muitos turbos, *

O governo já não podia controlar mais essa situação e suspendeu a lei que tornava essa vacinação obrigatória, mas mesmo assim a situação só normalizou no dia 16 de novembro com dezenas de mortos e feridos.

Mesmo sofrendo resistência da população, obtiveram resultados importantes no controle das doenças epidêmicas, melhoraram a situação sanitária e da higiene na cidade do Rio de Janeiro e conseguiram, inclusive, erradicar a febre amarela e a varíola da capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com