Revoluçao Industrial Até Neoclassicismo
Pesquisas Acadêmicas: Revoluçao Industrial Até Neoclassicismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaopaulos4 • 28/4/2014 • 892 Palavras (4 Páginas) • 1.163 Visualizações
Cidades revolução industrial
Revolução Francesa
•Liberdade, igualdade e fraternidade.
•Conflito entre as novas forças sociais ascendentes conta a típica monarquia absolutista, que assegurava privilégios (isenção de impostos, recebiam tributos feudais, impediam a constituição de livre-empresa, impediam a exploração eficiente da terra e eram incapazes de criar uma administração padronizada) a poucas pessoas.
•A burguesia, ao tomar o poder, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal.
• Objetivo: mudar a estrutura do Estado, abolindo radicalmente a antiga forma de sociedade, e promovendo profundas inovações na economia, política, vida cultural, etc.
• A resolução também era contra a a Igreja, transferindo ao Estado as funções de educação
• Destruiu os antigos privilégios de classe, amparou e incentivou o empresário
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
• Fim do século XVIII com raízes na Inglaterra
• O artesanato havia sido deixado de lado e a manufatura predominava
• As fábricas começavam a ganhar uma feição mais definida. As cidades também foram se modificando
• Uma vez que o mundo daquela época era predominantemente rural, a concentração de pessoas nas cidades começa a crescer (ex. Londres e Paris)
• À medida que a industrialização avançava, os camponeses migravam para as cidades e lá ajudavam a formar uma classe trabalhadora industrial urbana, também chamada de proletariado.
• As cidades passavam por um imenso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, serviços sanitários e saúde capaz de acolher a população
• Consequencias da rápida industrialização: aumento da prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência e surtos de epidemias.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
• a revolução industrial foi acompanhada por um impressionante surto demográfico. Em menos de 1 século a população de Londres praticamente quintuplicou
• Desse modo, é necessario abrir novas vias de acesso, ampliar as já existentes. A cidade tem que se adaptar a sociedade que a habita. São construídas estradas, estradas de ferro e navios a vapor -> MOBILIDADE
• Materiais de construção - tijolo, madeira e pedra - substituídos por novos materiais - ferro, vidro
• A Rev. Industrial gera 3 grandes mudanças:
- técnicas das construções: materiais tradicionais (pedra, tijolos, telhas, madeira) usados racionalmente e distribuidos de forma liberal, uso de novos materiais (ferro, vidro e depois concreto), avanço da ciência (estudo da resistência), canteiro de obras melhorado, avanço da geometria, surgimento de escolas que formem profs. treinados, imprensa;
- aumento das quantidades: estradas mais amplas, canais mais largos e profundos, construção de novas casas devido ao aumento da população, desenvolvimento das cidades gerando edifícios maiores;
- distinção entre edifício e o terreno: antes o edificio era dotado de uma duração indefinida e o valor do terreno era então incorporado ao valor do edifício. Agora, se a duração do edifício é considerada limitada o terreno adquire valor econômico independente. Quanto mais rápido varia o valor do terreno, mais curta é a vida do edifício.
NEOCLACISSISMO
• França, séc. XVIII - XIX, chegando ao apogeu em 1830
• Fim do Rococó, 'utilizado' pela burguesia
• Objetivo: romper com o Barroco, apropriando-se da antiguidade Greco-Romana para um 'ideário de fórmulas'
• Caracteristicas: grandtour da Europa, corpo humano, razão, lógica. Uma boa arquitetura baseava-se no 'trio vitruviano' formado por Firmitas, Utilitas e Venustas (Solidez, Utilidade e Beleza)
• Caracs. gerais: pureza da Arte Clássica, a figura humana nao era unidade de escala, exterior dos edifícios passavam a ideia de grandiosidade e força, caráter político presente na arquitetura, linhas volum. dominantes horizontais (vert. secund.), ordens clássicas (colunas) usadas tanto como elementos decorativos quanto estuturais, valorização de plantas com formas quadradas/retangulares/centralizadas
• Influência: arquiteto Palladio - Vila Rotonda (1566)
• Influência: Giovanni Battista Piranesi - aproximadamente 3 mil gravuras de temas de arquitetura. Suas obras influenciaram artistas e arquitetos de toda a Europa.
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