Revolução Industrial
Artigos Científicos: Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TiagoeLia • 6/4/2014 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 344 Visualizações
Meados do século XVIII começa, na Inglaterra, a Revolução Industrial, que em primeiro passo teve um grandíssimo conjunto de muitas mudanças tecnológicas, onde aconteceu um imenso impacto sobre o processo produtivo em nível econômico e social. Essa revolução ficou, está e ainda marcará por muitos anos a história das atuais tecnologias, que estão sendo aperfeiçoadas cada vez mais.
Máquinas a vapor
Umas das principais revoluções industriais do século XVIII foi o motor a vapor, ou em outras palavras, as máquinas a vapor. Esses motores, ou máquinas, eram usados em locomotivas, tendo como peça principal o calor, considerado uma grande fonte de energia. Seu uso não era feito apenas para movimentar grandes locomotivas, mas eram usados em diversos tipos de motores, sendo que seu uso, mesmo depois da chegada dos motores a combustão, no final do século XIX, não perdeu a utilidade, já que são utilizados ainda nos dias de hoje nos reatores nucleares que servem para produzir energia elétrica.
Telégrafo
Fazendo parte dessa grande revolução, o Telégrafo foi criado com a principal finalidade de trasmitir mensagens. Ele não só enviava mensagens para curtas distâncias, como também para pontos bem mais distantes, sendo esse inclusive um dos principais objetivos: Tornar a comunicação entre grandes distâncias mais fáceis.
Para que a transmissão de mensagens fossem rápidas e confiáveis, os telégrafos usavam códigos. O principal código utilizado por grande parte dos telégrafos, foi o código Morse, que é super conhecido até os dias atuais. O código Morse surgiu junto a criação do primeiro telégrafo elétrico, no ano de 1830.
Locomotiva
A primeira locomotiva foi criada pelo engenheiro inglês Richard Trevithick, no ano de 1804. Foi uma das invenções tecnológicas mais importantes da Revolução Industrial, que inclusive impulsionou esse grande período de novas tecnologias. A locomotiva conseguiu puxar cerca de 5 vagões com 10 toneladas, onde estavam abordo também setenta pessoas. O mais incrível de tudo, é que a locomotiva se movia a aproximadamente 8km/h, ou seja, eram necessários 60 minutos para que a grande locomotiva percorre-se 8 quilômetros.
Fonógrafo, lâmpada incadescente e cinestocópio
Entre as outras grandes invenções tecnológicas da Revolução Industrial, estão os cujos e citados Fonógrafo, lâmpada incadescente (Que por sinal são utilizadas até os dias de hoje em uma grande quantidade) e cinestocópio. Ambos foram super importantes para a industria, pois foram a ponte para grandes tecnologias que temos hoje.
Conclusão - As invenções da Revolução Industrial
A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial
A Revolução Industrial originou uma nova realidade social: o proletariado. Os proletários sofreram muito nesse período, com a exploração da mão-de-obra de homens, mulheres e crianças, com baixos salários e com precárias condições de trabalho, moradia e alimentação.
As tecnologias se desenvolviam, e isso favorecia a burguesia (detentora dos capitais). Entretanto, a população operária sofria com a poluição pela fumaça, pela descarga de lixos tóxicos lançados nos rios e pelo constante risco de acidentes com as máquinas no trabalho. Nesse período, o capitalismo industrial é imposto como a economia fixa.
A revolução industrial trouxe muitas inovações e descobertas para a sociedade, mas, para isso, prejudicou a classe operária, que sofria todos os impactos dessa revolução. Se fossem colocados em uma balança os benefícios que só atingiram a burguesia e os malefícios que atacaram e tornaram a vida dos operários mais difíceis, seria possível notar que a ciência nunca foi e nem será algum dia neutra, pois para o crescimento de um, outro sempre sairá perdendo.
As inovações tecnológicas que marcaram toda uma época e influenciaram significativamente
...