Revolução Industrial
Casos: Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rovilela • 15/3/2015 • 374 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Revolução Industrial
Nos séculos XVIII e XIX, na Inglaterra, quando ainda o desenvolvimento era apenas para a subsistência, as pessoas faziam seus próprios utensílios, suas próprias ferramentas, suas próprias vestimentas, tudo muito artesanal, porém já dominavam todo o processo produtivo. Apesar da simplicidade em se fazer os trabalhos de modo caseiro ou em pequenos ateliês em pequenas propriedades rurais havia desde já a preocupação com desperdício de matéria e também foram despontando alguns talentos apresentados por alguns artesãos.
Como a demanda começou a crescer, resolveram então inicialmente se juntar em galpões para dar crescimento na produção dos mais variados seguimentos de produtos. Com a necessidade em produzir mais, passaram então a considerar a vida fora dos campos vindo então a acontecer o êxodo rural onde se encontravam os consumidores de fato.
Houve então o progresso, com ele vieram as máquinas a vapor, para dar mais produtividade a máquinas, e escoar mais rapidamente a produção com a implantação das linhas férreas.
Com isso, os patrões faziam os trabalhadores trabalharem em turnos de até 15 horas diárias, tendo até casos de haver necessidade de as mulheres e crianças irem também para as fábricas com salários baixíssimos para complementar a renda familiar. Com efeito, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas pelos patrões passando então a sabotar máquinas.
Numa outra etapa, foram surgindo a criação de associações de trabalhadores para reivindicar melhore condições e direitos aos trabalhadores, posteriormente formando os Sindicatos.
A partir daí o crescimento se deu com o emprego do aço, a utilização da energia elétrica, e dos diversos tipos de combustíveis derivados do petróleo, bem como adotaram o motor à explosão e a utilização dos produtos químicos. Até chegarmos aos dias de hoje, com a utilização de robôs mecânicos, a engenharia utilização de redes de computadores e tantos avanços industriais.
Surgiram novos métodos de administrar, ao longo do tempo, influenciados principalmente por Frederick W. Taylor e Henry Ford. Dentre esses métodos, podemos citar os estudos dos movimentos, onde se visava menor gasto de tempo nas tarefas com movimentos desnecessários; motivação aos trabalhadores para aumentar de produção ganhando mais; portanto, a chegada dessa administração nas indústrias visava à maior produção em função do menor tempo e menor capital gasto nos processos.
Rodrigo Vilela 1° TAN
...