Roda De Madeira
Resenha: Roda De Madeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: scan • 16/1/2015 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores
A prova mais antiga de seu uso data de cerca de 3500 a.C., e vem de um esboço em uma placa de argila encontrada na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia (atual Iraque), mas é certo que sua utilização venha de períodos muito mais remotos.
No início a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Outras rodas mais antigas encontradas eram compostas de três tábuas presas por suportes em forma de cruz, e a tábua central possuía um furo natural no nó da madeira. A madeira em volta do nó costuma ser bastante resistente, por isso, acredita-se que esta girava em torno de um eixo fixo, apesar do restante do veículo à qual estas rodas pertencessem não tenha sido conservado o bastante para identificar se era assim mesmo que o conjunto funcionava.
O primeiro aperfeiçoamento em relação aos modelos originais foi provavelmente a colocação de um aro de madeira, o que permitia um desgaste uniforme da roda em toda sua superfície. Tal aro podia ser uma peça única, feita de madeira curvada com o auxílio de vapor, ou então, de vários segmentos emendados. Quinhentos anos mais tarde surgiriam os primeiros aros de metal.
A roda com raios surge na Mesopotâmia ou na atual Turquia, e é utilizada em carros de guerra para isso fizeram- se inúmeras aberturas no modelo original. Em torno de 1500 a.C., os egípcios dominam a tecnologia, com a construção de rodas de quatro raios, bastante leves veloz e de mais fácil manejo.
Apesar de invento básico e elementar, a roda ainda encontra importância fundamental em meio à nossa sociedade, em especial nos modernos automóveis.
...