Roteiro
Trabalho Escolar: Roteiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanetejbarros • 4/9/2014 • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 2.072 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Pesquisa é busca ou procura, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência, a pesquisa é a busca de solução a um problema. Bello (2004), afirma que não se faz ciência, porém se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é, portanto, o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.
Pesquisa requer método científico. Valentim (2005, p. 17), define método científico como:
[...] o conjunto de técnicas e instrumentos utilizados para o desenvolvimento de um determinado estudo; visa subsidiar e apoiar o pesquisador nas atividades inerentes à realização da pesquisa, delineando de maneira clara e objetiva todas as suas etapas e sistematizando a forma do pesquisador compreender e descrever o objeto de investigação.
Assim, o método científico pode ser considerado uma disciplina instrumental que propõe o cumprimento de diversas etapas para se resolver problemas e alcançar objetivos de forma científica.
Dado o exposto, como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa requer a elaboração de um projeto. O projeto de pesquisa é a descrição de um processo em que, a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente define-se um problema e as formas de solucioná-lo. Nessa direção, o projeto de pesquisa deve sistematizar o caminho a ser percorrido para dar resposta ao problema de pesquisa e, conseqüentemente, conduzir ao alcance dos objetivos e metas com eficiência. O projeto é, portanto, um documento que apresenta as diretrizes que orientarão a investigação, devendo responder:
O que fazer? Assunto; delimitação do assunto; formulação do problema; definição de termos
Por que fazer? Justificativa
Para que fazer? Objetivos: geral e específicos
Como fazer? Envolve a metodologia da pesquisa, ou seja descreve a forma de como o autor realizará seu estudo: Como? Com que? Quando? Onde?
Quando fazer? Cronograma de execução da pesquisa
Quem vai fazer? Recursos humanos (pesquisadores)
Com que fazer? Recursos materiais e financeiros (orçamento)
A NBR 14724/02 – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação, especifica as normas gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e demais tipos de monografias) visando à sua apresentação a instituições, através de comissões examinadoras designadas para este fim.
2 ESTRUTURA DO PROJETO
Não há regras fixas acerca da elaboração de um projeto de pesquisa. Conforme Gil (1996, p. 22), a estrutura de um projeto de pesquisa “[...] é determinada pelo tipo de problema a ser pesquisado”. Todavia, o projeto deve apresentar de forma sistemática o caminho que será seguido para realizar a pesquisa, identificando as etapas que serão desenvolvidas e os recursos que serão necessários para resolver o problema de pesquisa e atingir os objetivos.
Os elementos habituais que compõem os projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso são:
a) Introdução: que apresenta a contextualização do tema de pesquisa, o problema e os objetivos geral e específicos;
b) Justificativa: que apresenta a relevância teórica e prática da pesquisa;
c) Revisão da literatura: que apresenta uma pesquisa bibliográfica com vistas a revisar a literatura existente sobre o tema e fornecer uma sustentação teórica para a pesquisa.
d) Metodologia da pesquisa: que apresenta os métodos e os procedimentos a serem utilizados na pesquisa;
e) Cronograma: que apresenta o plano de atividades; e
f) Referências.
Para melhor compreender essa estrutura básica de um projeto de TCC os elementos das partes constitutivas serão mais bem explicados na seqüência.
1 INTRODUÇÃO
O início do seu trabalho deverá apresentar o tema de sua pesquisa, situando-o no contexto no qual o problema será identificado. Portanto, na introdução, você deverá contextualizar, de forma breve e objetiva, o tema que pretende investigar. É o espaço em que você responde, de forma rápida, às questões, “o quê?” Por quê? Onde? Como? Quando?”, ou seja, é o local onde você aborda, de forma sucinta, o tema, identificando a situação ou o contexto no qual o problema de sua pesquisa se situa, levantando questões, apresentando algumas tendências, pontos críticos, preocupações ou contradições, deixando transparecer sua postura crítico-reflexiva de pesquisador(a).
A introdução é o momento do projeto que permite a inserção do leitor no tema; é o espaço em que se encontra o problema, de forma a permitir ao leitor a visualização situacional do tema.
1.1 Problema de pesquisa
O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa e é considerado fato ou fenômeno que ainda não possui uma resposta ou explicação. O problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.
...