TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial Resumo

Por:   •  17/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Uma visão do panorama mundial da situação de negócios das empresas mostra que, na transição de uma sociedade industrial para uma sociedade de informação, a capacidade de gerar, analisar, controlar e distribuir as informações passa a ser um ponto estratégico para as organizações. Muitas mudanças significativas no ambiente interno e externo da empresa, provocadas pela alta competitividade do mercado, levaram a exigir respostas mais rápidas dos dirigentes de empresas, que passaram a utilizar os recursos de informática como ferramentas estratégicas para o planejamento, coordenação e controle da empresa, além do acompanhamento do mercado em relação aos concorrentes, aos aspectos econômicos, legais, políticos e culturais em nível global . Neste contexto, novas formas de gestão estão sendo empregadas pelas empresas como a qualidade total, ISO 9000, reengenharia e outras. Metodologias e técnicas de apoio à tomada de decisão com base em informações estratégicas que antecipem estas mudanças estão sendo amplamente desenvolvidas e divulgadas no âmbito das diversas ciências relacionadas com a administração estratégica da informação.

Sistemas de Informação Gerenciais

No nível estratégico, em que é realizado o planejamento da empresa, as decisões se referem às metas e objetivos da mesma, possíveis investimentos, novos empreendimentos e desenvolvimento de novos produtos e mercados. Finalmente, no nível operacional, é implantado o plano de ação da empresa determinado no nível tático, utilizando-se os recursos humanos disponíveis, assim como os recursos financeiros e físicos, a fim de buscar a melhor relação custo/benefício. Nas grandes empresas mais avançadas do ponto de vista gerencial, essas subdivisões de tomada de decisões não são necessariamente encapsuladas em cada nível, resultando muitas vezes da interação de várias áreas funcionais. situação também comum entre pequenas empresas, cujos dirigentes, freqüentemente, estão também envolvidos em processos de tomada de decisões nos níveis operacional e tático .

Para que um sistema de informações gerencial possa proporcionar melhorias no desempenho da empresa, é necessário que seus "dados" tenham qualidade e possam ser transmitidos de maneira completa e objetiva, tornando possível seu perfeito entendimento do significado correto de origem.

30 milhões de empregados

Em geral, o dono da empresa confia mais nos canais e fontes informais de informação como conversa com os clientes e fornecedores ou reuniões com outros empresários, do que nas fontes formais de informação, como, por exemplo, econômico-financeira, estatísticas sobre produção, pesquisas de mercado, publicações técnico-científica e outras Cubillo, Para as pequenas empresas, estas necessidades de informações também são uma realidade, ainda mais pelo fato de o empresário ter de assumir várias atribuições e responsabilidades em diversas áreas, como produção, vendas, compras e outras , sobrecarregando o seu tempo, tornando difícil o processo de tomada de decisão gerencial . Baseado no contexto apresentado com relação aos problemas enfrentados pelos empresários de pequenas empresas, como falta de recursos adequados de hardware e software, falta de recursos humanos internos qualificados tecnicamente, atenção insuficiente no gerenciamento do sistema de informações, torna-se importante a elaboração de um sistema de informações voltado para a realidade das pequenas empresas, tendo por objetivo proporcionar uma ferramenta de apoio no gerenciamento estratégico das mesmas, contribuindo para seu desenvolvimento, melhoria da qualidade e produtividade. Neste contexto, o empresário precisa otimizar seu tempo e ter acesso às informações que sejam mais importantes para as tomadas de decisões gerenciais, podendo, assim, conduzir melhor sua empresa. Um sistema de informações que contemple não somente as informações necessárias para a administração, mas que possa diagnosticar e controlar aspectos fundamentais para o sucesso da empresa representa um suporte fundamental para gestão e planejamento, proporcionando condições favoráveis para alcançar maior competitividade, eficiência e agilidade nas tomadas de decisões gerenciais e estratégicas da organização.

OBJETIVOS DO TRABALHO

A partir das colocações anteriores, foi realizada uma pesquisa com o objetivo geral de elaborar um diagnóstico das necessidades de informação e proposição de indicadores de informações gerenciais necessárias para subsidiar o processo de tomada de decisões pelos executivos de pequenas empresas em Programa de Qualidade Total.

A amostra

A amostra da pesquisa foi constituída por 78 pequenas empresas, abrangendo os setores industriais, comerciais e prestadoras de serviços, participantes do programa de qualidade total da região de Campinas.

A análise dos dados apresentou resultados distintos em relação aos setores envolvidos , no que diz respeito aos indicadores informacionais para a qualidade escolhidos para o estudo, levando em consideração aspectos da estratégia da empresa para desenvolvimento dos negócios. Esses aspectos são analisados em termos de existência de planos formalizados quanto à definição de objetivos e metas, controle de processos de produção/serviços e vendas, avaliação de compras/ fornecedores, estratégia de marketing, gestão de recursos humanos, gestão financeira, serviços de atendimento ao cliente, grau de utilização de recursos de informática e fontes de informações, conforme é apresentado a seguir . Organizou-se uma tabela, em percentuais, resultante da análise de freqüência contendo indicadores informacionais para a qualidade, classificados e pontuados, conforme resultado apresentado a seguir. Serviços metas formalizadas, procedimentos operacionais, fluxo de caixa, especificações para compras, cadastro e histórico de fornecedores, mostrando forte presença com relação aos indicadores relacionados com os fornecedores.

Serviços

A seguir, apresentamos tabela contendo os percentuais de uso de fontes internas e externas de informação mais utilizadas pelas empresas pesquisadas.

FINAIS

Para que o proprietário de uma pequena empresa possa obter suporte para melhoria da qualidade e gerenciamento de sua empresa, é necessário que um sistema de informações possa atender às principais necessidades de informações gerenciais, considerando aspectos importantes utilizados para o gerenciamento das empresas, dos quais podemos destacar alguns que foram encontrados pela análise dos dados levantados neste trabalho, tendo suas características classificadas por setores econômicos. Um sistema de informações pode ser fator decisivo para o estabelecimento de uma estratégia competitiva da empresa, a qual determinará as diretrizes e, conseqüentemente, as atividades que deverão ser desenvolvidas para alcançar os objetivos planejados. Este sistema deve estar alinhado às necessidades dos clientes e realidade do mercado, tornando-os dependentes de informações externas que possibilitarão aproveitar, por meio de informações internas, os recursos e habilidades da empresa. Para a elaboração deste sistema de informações, empresários e profissionais da informação precisam ter conhecimento das fontes de informações disponíveis que podem ser importantes para o cliente ou usuário da organização, trazendo para o sistema suas necessidades de informação, além de uma orientação de conteúdo e alguns exemplos de como outras organizações ou até mesmo concorrentes estão administrando suas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com