Segurança Do Trabalho
Dissertações: Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Neil • 14/11/2013 • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 405 Visualizações
1. Origens
A matemática conhecida hoje deriva de ideias que concentravam -se nos conceitos de números, grandezas e forma.A matemática pura foi liberada das limitações sugeridas por observações da natureza, a partir do século XIX (dezenove).Ao observarmos a história evolutiva desta disciplina, notificamos parecer improvável ter sido uma descoberta de um indivíduo de uma tribo, pois é mais plausível que a percepção tenha sido gradual, surgida tão cedo mo desenvolvimento cultural do homem quanto o uso do fogo, talvez há 300.000 anos.
Supõe-se que o surgimento da matemática vem em resposta a necessidades práticas, mas estudos antropológicos sugerem a possibilidade de outra origem, pois segue que a arte de contar surgiu em conexão com rituais religiosos primitivos e que o aspecto ordinal precedeu o conceito quantitativo. Percebe- se ainda que o conceito de número inteiro se perde na névoa da antiguidade pré- história.
Heródoto dizia que geometria se originava no Egito, pois tinha surgido para modelar medidas de terra após cada inundação anual do vale do Rio Nilo, já Aristóteles achava que a existência no Egito de uma classe sacerdotal com lazer é que tinha conduzido ao estudo da geometria.
2. Egito
No Egito a operação aritmética fundamental era a adição, ao observarem que as inundações do Nilo eram separadas por 365 dias (estrela Sirius se levantava ao leste logo antes do sol), com essas observações surgiu o calendário solar, onde são estabelecidos 12 meses de 30 dias e mais cinco dias de festa. A multiplicação e divisão eram efetuadas do tempo de Ahmes, as resoluções eram conhecidas como “método de falsa posição” em que a incógnita é chamada de “AHA”.
3. Mesopotâmia
Há uma abundância de material relativo à matemática, tais registros esclareceram que os mesopotâmicos também tenham sido hábeis no desenvolver processos algorítmicos. Seu sistema era basicamente sexagesimal, mais provável, porém que a base sessenta fosse adotada conscientemente e legalizada no interesse da metrologia.Uma grandeza de sessenta, fornece dez possíveis subdivisões.
4. A Jônia e os Pitagóricos
Pitágoras e Tales são dois matemáticos antigos, certa frases- chave lhes são atribuídas, tais como “conhece a ti mesmo”, no caso de Tales é “tudo é número”, de Pitágoras, mas nada mais específico.
5. A Idade Heróica
Durante a segunda metade do quinto século antes de cristo, vários matemáticos estavam interessantemente preocupados com problemas que formaram a base da maior parte dos desenvolvimentos posteriores na geometria.Esse período foi chamado de “idade heroica da matemática”, onde homens de tão poucos recursos se dedicaram a problemas de tal significado matemático.
6. A Idade da Platão e Aristóles
Platão é importante na história da matemática, provável que a ele se deva a distinção clara que se fez na Grécia antiga entre aritmética e logística. Frase dita por Platão em a república, “a aritmética tem um efeito muito grande de elevar a mente, compelindo-a racionar sobre número abstrato” o pensamento de Platão sobre o número eram muito elevado.
O primeiro século da nova era é chamada idade áurea da matemática grega.Isto não veio depois da morte de Aristóteles, homem mais erudito de todos os tempos, ele foi discípulo de Platão e, como Menaecmus, mestre de Alexandre, O Grande.
7. Euclides de Alexandrim
Foi um sábio de primeira linha, chamado de professor de uma escola ou instituto conhecido como museu, esta escola foi construída por Ptolomeu I em 306 a.c. Euclides foi o autor do texto de matemática mais bem sucedido de todos os tempos os elementos (stoichia). Os elementos estão divididos em treze livros ou capítulos, os seis primeiros são sobre geometria elementar.Os três seguintes são sobre teoria dos números, o livro X é sobre os incomensuráveis e os três últimos versam principalmente sobre geometria no espaço.
8. Apolônio de Perga
Três matemáticos se destacaram durante o primeiro século da idade helenística, foram Euclides, Arquimedes e Apolônio, é por causa deles que o período de cerca de 300 a 200 a.c . Foi denominado “Idade Áurea” da matemática grega.Apolônio escreveu uma obra ( agora perdida) chamada resultado rápido que parece ter tratado de processos rápidos de calcular. Apolônio mereceu dos antigos o nome de “O Grande Geômetra”, por ter feito obras que incluíam o que hoje chamamos de geometria analítica.
9. Trigonometria e Mensuração na Grécia
A trigonometria, como outros ramos da matemática, não foi a obra de um só homem ou nação.Teoremas sobre as razões entre lados de triângulos semelhantes tinham sido conhecidos e usados pelos antigos egípcios e babilônicos.
10. Ressurgimento e Declínio da Matemática Grega
Afirma-se, às vezes, que obras notáveis de engenharia, como as pirâmides do Egito, e os aquedutos romanos, implicam um alto grau de realização matemática, mas a evidência histórica não apoia essa ideia.
11. China e Índia
São civilizações muito antigas, mais que as da Grécia e de Roma. Na China foi lançado um documento chamado Chou Pei, alguns colocam a obra como uma boa exposição da matemática chinesa de cerca de 1.200 a.c, mais outros colocam a obra no primeiro século de nossa era.
...