TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Social

Casos: Servico Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Em um primeiro momento Marilda Vilela Iamamoto menciona a sociedade e o Serviço Social na contemporaneidade, verificando o agravamento das múltiplas expressões da questão social, base sócio-histórica da requisição social da profissão. Convidando a pensar as mudanças que vem afetando o mundo da produção, a esfera do Estado e das políticas públicas e analisar como elas vêm estabelecendo novas mediações nas expressões da questão social hoje, nas demandas a profissão e nas respostas do Serviço Social.

Quando se fala na sintonia do Serviço Social com os novos tempos, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão “de dentro” do Serviço Social. O Assistente Social tem que ser um profissional propositivo e não só executivo. Assim, Marilda traz 3 pressupostos. O primeiro é romper com a atividade burocrática e rotineira que reduz o trabalho do assistente social a um mero emprego que impedem vislumbrar possibilidades inovadoras para a ação. O segundo pressuposto é entender a profissão hoje como um tipo de trabalho na sociedade, como forma de especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade. E o terceiro pressuposto é tratar o Serviço Social como um trabalho supõe privilegiar a produção e a reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das “classes que vivem do trabalho”.

Referente a questão social e o Serviço Social, Iamamoto menciona que, a questão social é o conjunto de expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura em que, a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social publica etc. Assim a autora fala que apreender a questão social é também captar as múltiplas formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida construída no cotidiano. Enfim, decifrar as múltiplas expressões da questão social, sua gênese e as novas características que assume na contemporaneidade, atribuindo transparência ás iniciativas voltadas á sua reversão e/ou enfrentamento imediato. No texto entende-se que se fala cada vez mais em uma qualidade total, que é apresentada como “qualidade das condições de trabalho e qualidade de vida”, mas visa, de fato, a rentabilidade do capital investido, voltada para o trabalhador produzir mais com menor curso, para gerar maior lucratividade. Marilda revela de forma ampla o quanto se presencia a desorganização e destruição dos serviços sociais públicos, em consequência do “enxugamento do Estado” e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com