TEMPLO ABUL SIMBEL EGITO
Por: c3-p0 • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
A civilização egípcia deixou muitos legados que perduram até os dias de hoje, e um desses legados são seus famosos templos luxuosos.
Abordaremos nesse trabalho o templo de Abul-Simbel especificamente.
O templo de Abul-Simbel ou melhor dizendo o complexo arqueológico de Abul-Simbel, está localizado no sul do Egito perto da fronteira do Sudão antiga núbia, próximo ao lago Nasser.
Ele foi construído a mando do faraó Ramessés 2 um dos mais famosos e poderosos de sua dinastia por volta de 1284 a.c, em homenagem a si próprio e aos deuses Rá Ptá e Amon, e a sua esposa amada Nefertari junto com a deusa Hathor.
Esse complexo e constituído por dois templos um maior na qual pertence a Ramessés 2 , e um menor dedicado a Nefertari.
Ambos os templos são considerados hipogeus, pois foram esculpidos na própria rocha. O Templo maior tem 33m de altura por 38m de larguras, com 4 estátuas gigantesca de 20m de altura em sua fachada no estilo pilone representando o faraó e os deuses, e o templo menor é constituído por 6 estátuas de 10m de altura em sua fachada representando o faraó sua esposa e a deusa Hathor, deusa da fertilidade.
As constituições desses templos eram bastante complexas e marcantes para aquela época como podemos observar nas figuras abaixo:
[pic 1][pic 2]
Vale lembrar que esses templos não estão concebidos em seu local de origem. Com a construção da barragem de Assuão na década de 1960 os templos precisaram ser realocados, na qual uma grande obra de engenharia foi feita para realizar tal ato, sendo considero pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
...