TEORIAS DA ORIGEM DO HOMEM NA AMÉRICA - CLARETIANO
Por: Musicas legendadas • 6/9/2016 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
LUCAS FABRICIO BENEVIDES DA ROCHA
RA 1136364
TEORIAS DA ORIGEM DO HOMEM NA AMÉRICA
Centro Universitário Claretiano
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: História da América I
Professor: Everton Luis Sanches
Ji – Paraná/RO
2014
Teorias da origem do homem na América
A chegada do homem na América ainda é uma questão muito debatida pelos pesquisadores. A única certeza que se tem é que o ser humano não se originou na América. Portanto, existem algumas teorias que tentam explicar o processo da chegada do homem ao continente americano. A teoria mais bem aceita é a teoria de Bering, mas há também pesquisadores que defendem a existência de rotas alternativas.
A teoria de Bering afirma que grupos humanos saíram da Ásia e chegaram à América do Norte através do atual Estreito de Bering durante a última glaciação. “Ao longo da última glaciação (...) a retenção das águas nas grandes geleiras continentais fez baixar o nível global dos oceanos em cerca de 120m abaixo do nível atual, deixando emersas amplas superfícies antes submersas.” (LIMA, 2006, p. 3). Dessa forma, fez-se uma via terrestre entre os dois continentes, permitindo a migração.
[pic 3]
Figura 1 – Estreito de Bering
Ainda não se sabe ao certo quando o homem chegou ao continente americano. Para alguns pesquisadores isso teria ocorrido entre 28.000 a.C. e 10.000 a.C. A explicação se dá aos achados arqueológicos importantes datados, principalmente, de 10.000 a.C.
Também existe a teoria que o homem utilizou outras rotas, e não apenas o Estreito de Bering, para chegar à América.
Entre essas outras rotas, a teoria mais aceita é a que homens que habitavam a Polinésia (Oceania), há cerca de 10.000 a.C, navegaram em direção ao litoral da América do Sul em
pequenos barcos que foram conduzidos pelas correntes marítimas. Também existe a teoria de uma migração africana. Essa teoria teve como base a descoberta de “Luzia”, o esqueleto de uma mulher, encontrada no Brasil por Walter Alves Neves. Foi constatado que Luzia apresentava características africanas, e não asiáticas.
[pic 4]
Figura 2- Restituição do rosto de “Luzia”
Existem diversas outras interpretações acerca da chegada do ser humano à América. Apesar de existirem diversas teorias, a maioria dos pesquisadores concorda que o ser humano chegou ao continente americano por volta de 10.000 a.C, passando pelo Estreito de Bering. As outras teorias, portanto, precisam de mais evidências arqueológicas para poder, talvez, serem aceitas.
...