Trabalho de Teoria Organizacional, Homem cultura e Sociedade Comunicação e Sociedade 1° Semestre Unopar
Por: taylorandrader • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 1.368 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sumario
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
- Fundamentos de Teoria Organizacional 5
- Comunicação e Linguagem 6
- Homem Cultura e Sociedade 7
- Comportamento Organizacional 8
- Considerações Finais 10
- Referencias 11
- INTRODUÇÃO
Os objetivos aqui por mim apresentados são para aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre do curso de graduação em administração.
O conteúdo abordado neste trabalho tem base nas quatro disciplinas estudadas no semestre, tendo inicio nos Fundamentos e Teoria Organizacional que é o estudo do desenvolvimento organizacional ou “DO” que surgiu em 1962 em função das mudanças no mundo das organizações e por causa três problemas distintos: problema burocrático, conhecimento sistêmico da organização e por causa da tecnologia, abordarei um pouco sobre o taylorismo e fordismo na industria e como afetam a sociedade
Outro tema que sera abordado é estudo da matéria de Comunicação e Linguagem, sabemos que a linguagem é um meio de comunicação. Com a linguagem se torna possível existir a comunicação, apesar do nome sugerir que seja falado é linguagem na verdade ela se divide na linguagem dos sinais, sons, símbolos ou palavras para existir comunicação, com essas novas tecnologias em comunicação e importante estar ciente de todas as inovações comunicativas.
Homem, Cultura e Sociedade e uma disciplina que tenta conhecer o comportamento humano da perspectiva da cultura, nos possibilita analisar muitas situações de uma perspectiva enriquecida pela diversidade. Trabalho em equipe, capacidade comunicativa e desenvoltura social são temas abordados por essa disciplina, que comenta bastante sobre filosofia, onde ela surgiu e no que ela influencia o ser humano e a cultura onde ele vive.
Comportamento Organizacional é a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças conflitos e dimensionamento de trabalho entre outros temas que afetam invividos e as equipes nas organizações
Essas disciplinas são muito importantes para a compreensão do futuro administrador com todas elas juntas podemos entender como funciona o sistema administrativo e compreender como o homem se comporta em relação ou seu trabalho e sua organização onde vive.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
2.1.1 Conjunto de todos de racionalização da produção elaborado pelo industrial norte-americano Henry Ford, baseado no principio de que uma empresa deve dedicar-se apenas a produzir um tipo de produto.
Para isso, a empresa deveria adotar a verticalização, chegando a dominar não apenas as fontes das matérias-primas, mas até os transportes de seus produtos. Para produzir reduzir os custos, a produção deveria ser em massa, e dotada de tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade de cada trabalhador e o trabalho deveria ser também altamente especializado cada operário realizando apenas um tipo de tarefa.
E para garantir elevada produtividade, os trabalhadores deveriam ser bem remunerados e as jornadas de trabalho não deveriam ser muito longas, Henry Ford desenvolveu três princípios de administração, em seu livro “My Life and Work” que podem ser resumidos em tres principios; 1° Principio de Intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e rápida colocação do produto no mercado. 2° Principio de Economicidade: consiste em reduzir ao minimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados. 3° Principio de produtividade: consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.
Os princípios do Fordismo foram amplamente difundidos não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, tornando-se uma das bases da organização do processo de produção na industria durante muito tempo,
2.1.2 Sabemos que o fordismo informal esta ligado diretamente com setor de serviço e com a economia informal, onde pessoas com baixa escolaridade ou por falta de uma qualificação ou por fatores pessoais o utilizam, então podemos dar o exemplo das diaristas profissão muito conhecida no Brasil, usam um método de “fordismo informal”.
Elas já tem uma serie de padrões, ou seja uma rotina de trabalho onde a economia de tempo é a chave, controle do tempo e tudo, esse é o método utilizado para poder ganhar mais dinheiro, elas obedecem um padrão de uniformidade e rotineiro em praticamente em todas as casas onde seu serviço é prestado com suas faxinas,
As diaristas precisam terminar o serviço o quanto antes para poder ir para a próxima faxina, elas já possuem uma serie de habilidades que facilitam esse ganho de tempo por causa de seus serviços massantes e rotineiros.
2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
2.1.1 A sociedade dos tempos de hoje e marcada pela intensa mudança do dia dia e pela constante necessidade de desejos pessoais que todo ser humano que tem de possuir algo ou ou ocupar uma posição social melhor, satisfações de um vida melhor e expectativas e de um bom emprego, Tudo isso basicamente as vezes não e realidade, diariamente o trabalhador enfrenta novos desafios e estabelece metas, contudo as constantes mudanças no trabalho podem trazer sofrimento, agustias, o ser humano necessita de um trabalho para poder crescer pessoalmente e socialmente, só que cada um de nós buscamos nossas metas, sacrifícios pelo trabalho e pela satisfação pessoal hoje em dia e muito comum.
...