TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias

Casos: Teorias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS DA ENFERMAGEM DE IDA JEAN ORLANDOI, FAYE GLENN ABDELLAH E ERNESTINE WIEDENBACH: Teoria dos fatores do processo do Cuidado e centralização nos Problemas

TEORIA DOS COMPONENTES DO CUIDADO - Ida Jean ORrlando

Orlando é uma teorista de enfermagem, conhecida pelo seu trabalho em administração, saúde mental com enfoque nas relações interpessoais dinâmica (SCHMIEDING, 2001).

Para Orlando (1978), o ser humano é um comunicante, possui necessidades, as quais são traduzidas como exigências na de diminuir o estresse e ajudar a adquirir o bem-estar. As causas dos problemas que requerem a intervenção de Enfermagem estão relacionadas a indivíduos que sofrem ou que antecipam uma sensação de desamparo.

Algumas necessidades citadas por Ida Jean Orlando são:

Limitações físicas; Reações adversas ao ambiente; Sensações de desamparo; Incapacidade permanente; Restrições ambientais; Sofrimento a partir de reações negativas;

TEORIA CENTRADA NOS PROBLEMAS - Faye Glenn Abdellah

A teoria de Enfermagem desenvolvida por Faye Glenn Abdellah (1960), chamada de Teoria Centrada nos Problemas ou Teoria de Abdellah, enfatiza a prestação de cuidados de Enfermagem para a pessoa como um todo, de modo a preencher as necessidades físicas, emocionais, intelectuais, sociais e espirituais do paciente e da família (TOMEY, ALLEGOOD).

A teoria de Abdellah baseia-se numa arte e ciência que moldam atitudes, competências intelectuais e habilidades técnicas do Enfermeiro, no desejo e capacidade de ajudar pessoas, doentes ou não, a lidarem com suas necessidades.

Abdellah propôs a Teoria Centrada nos Problemas, que usa métodos de resolução de problemas para lidar com (21) problemas de Enfermagem relacionados com necessidades dos pacientes para sustentação, restauração, prevenção, autoajuda, déficit ou excesso de necessidades (TOMEY, ALLEGOOD).

TEORIA CENTRADA NA NECESSIDADE DO CUIDADO DE SAÚDE - Ernestine Wiedenbach

De acordo com Ernestine Wiedenbach (1964) a enfermagem é o nutrir e o cuidar de alguém de uma maneira maternal. Esse cuidado é proporcionado no presente imediato e pode ser prestado por qualquer pessoa. A enfermagem é um serviço de assistência que realiza com compaixão, habilidade e compreensão aos que, na área de saúde, necessitam de cuidados, aconselhamento ou confiança (Wiedenbach, 1977).

Conhecimento Ernestina Wiedenbach baseada em uma teoria, que foi baseado em três fatores:

O objetivo central que o médico reconhecido como essencial para a disciplina particular;

A receita para alcançar propósito central;

As realidades da situação imediata afetando o objetivo central. (TOMEY, ALLEGOOD.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com