Trabalho Sandra
Ensaios: Trabalho Sandra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fidel666 • 16/3/2015 • 406 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
1- COTRIM, Gilberto. Brasil Global Brasil e Geral – Ensino Médio. 7Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Autor:
Gilberto Cotrim: Professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo, e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), é mestre em Educação e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Gilberto Cotrim é historiador e educador com vivência no campo editorial. Foi presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livro Educativo, além de publicar diversos livros pela Editora Saraiva, como o História Global e Fundamentos da Filosofia.
Segundo o autor no processo de independência baseando-se nas relações políticas, econômicas, e sociais estabelecidas entre Brasil (Colônia) e Portugal (Metrópole), os historiadores propõem três grupos:
Colonizadores (ou reinóis , como eram frequentemente chamados): Representavam o interesse do governo português e sua política colonial. Eram eles: comerciantes de produtos importados e do tráfico negreiro, governadores das capitanias, magistrados (Juízes, desembargadores), militares de alta patente, bispos e arcebispos. Dominavam a administração e o comércio.
Colonizados: Constituíam mais de 80% da população e eram os mais oprimidos. Eram eles: escravos africanos, indígenas e brancos livres e pobres – e que desempenhavam o trabalho nas lavouras, minas, oficinas artesanais, no comércio urbano etc.
Colonos: Eram também um dos grupos dominantes da colônia, só que menos vinculados aos interesses do governo metropolitano. Eram eles: senhores de engenho, fazendeiros de algodão e tabaco, pecuaristas, donos de charqueadas , proprietários de minas de ouro e diamantes, comerciantes de escravos etc.
2- COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
Na unidade 4 capitulo 21 denominado “Período Regencial(1831-1840)” os autores falam sobre os partidos políticos no período da regencial que eram três:
• Restauradores;
• Liberais Exaltados;
• Liberais moderados.
Em 1837, os liberais moderados dividem-se duas alas: os progressistas e os regressistas. Em 1840 os regressistas viram o partido conservador e os progressistas de partido liberal. Do ponto de vista ideológico tinham poucas diferenças entre si para os autores. Ainda vale destacar que o capitulo traz um quadro bem interessantes desses três primeiros grupos partidários que deram origens ao Partido conservador e liberal. Nele contém:
O nome do grupo partidário;
Os objetivos;
Setores sociais;
Figuras de destaque;
Jornais de associações.
No capítulo 22 aqui os autores falam sobre o jogo político dos conservadores e liberais no 2º reinado, suas formações, diferenças e semelhanças. Traz também um pequeno quadro os dois partidos em dois itens: quem representava e quem defendia.
E por último a crise do império,
...