Trabalho Sobre Paul L.
Trabalho Escolar: Trabalho Sobre Paul L.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinean • 13/10/2013 • 616 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
Fatos interessantes da vida de Paul F. Lazarsfeld
Ele veio para a sociologia através da sua especialização em matemática e métodos quantitativos, participando de várias primeiros estudos quantitativos, incluindo o que foi possivelmente o primeiro estudo científico dos ouvintes de rádio, em 1930-1931.
Com uma formação inicial em Matemática, Lazarsfeld emigrou, nos anos 30, para os Estados Unidos. Tinha entretanto concluído, em Viena, dois estudos sociológicos: Juventude e trabalho (1931) e Os desempregados de Marienthal (1934).
Professor na Universidade de Columbia, funda o Bureau of Applied Social Research, onde propõe, demarcando-se da Escola de Chicago, do marxismo e da Escola de Frankfurt, um novo estilo de sociologia: burocrática, profissional, comercial, padronizada, técnica e empírica.
A sua obra, extensa e variada, percorre disciplinas tais como a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política, as Ciências da Comunicação e a Metodologia das Ciências Sociais, deixando um legado incontornável ao nível dos estudos do marketing, da publicidade, da propaganda, da opinião pública, das atitudes e da metodologia das Ciências Sociais, designadamente no que se refere à análise de conteúdo, à análise de dados e à conceptualização.
Preferencialmente estudou o meio rádio e os mecanismos de influência social do meio, através de um trabalho empírico que lhe permitiu relacionar o nível educacional da audiência e influência do rádio.
Sociólogo austríaco e especialista em comunicações, passa a ser um dos fundadores da Análise Sociológica Americana sobre os meios de comunicação e, em particular, os seus efeitos sobre a formação da opinião pública. A avaliação da recepção é feito a partir de uma consideração audiências segmentadas e não como um todo uniforme.
Grandes interesses de Lazarsfeld foram baseados na metodologia da pesquisa social e o desenvolvimento dos institutos de formação e investigação nas ciências sociais. Devido à originalidade e diversidade de suas idéias, sua energia e magnetismo pessoal, seu estilo único de colaboração com alunos e colegas, e a produtividade dos institutos de pesquisa que ele estabeleceu, sua influência sobre a sociologia e investigação social – tanto nos Estados Unidos e na Europa – foi profunda. Seus colaboradores e alunos aprenderam muito com ele e muito contribuiu para sua fama.
Em 1955 ele publicou com E. Katz pessoal Influence: O papel desempenhado pelas pessoas no fluxo de homem de comunicação, o resultado de uma investigação que reitera e aperfeiçoar os mecanismos de análise da influência da mídia sobre os líderes de opinião a todo o público , feito em uma pequena cidade do Meio-Oeste americano.
A crítica de sua obra, o empírico dominante confrontou outras abordagens teóricas e Frankfurt longe do núcleo e as correntes críticas do pensamento europeu e americano, que o acusaram de contradição entre o pensamento político progressista e prática em pesquisa para serviço de empresas comerciais e institucionais.
Lazarsfeld morreu em 1976. Ele tinha um filho, Robert Lazarsfeld , agora um professor de matemática na Universidade de Michigan, que publicou uma positividade em Geometria Algébrica (Springer), em 2004.
Fatos interessantes da Época.
...