TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Sócrates

Dissertações: Trabalho Sobre Sócrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

Socrátes foi um filósofo grego, nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C, e é referência central na filosofia do Ocidente. Filho de pais humildes, dedicou-se ao estudo da filosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. Suas idéias não foram registradas, mas outros filósofos como Platão e Xenofonte testemunharam os seus ensinamentos, exaltando a sua sabedoria.

O legado de Sócrates não seria possível também sem os combates e sátiras de Aristófanes. Somente desta forma, é possível ter uma idéia do pensamento de Sócrates, já que o próprio não tinha a intenção de deixar algo escrito.

Sócrates criou um método de investigação do conhecimento através da maêutica, no qual, por meio de sucessivas questões, se chegava à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, onde ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última.

Conta-se que o Oráculo de Delfos o declarou o mais sábio dos gregos. Sócrates costumava dizer: “Só sei que nada sei”, frase que se tornou síntese de seu pensamento. O filósofo era preocupado com os princípios de retidão moral e da consciência individual.

Sócrates não cobrava pelos seus ensinamentos, ao contrário dos sofistas, filósofos viajantes que contribuíam para a derrocada da fé nos deuses do Olimpo. Outra diferença fundamental do pensamento socrático para os sofistas é que estes se baseavam no pensamento relativista, de ordem subjetiva, ao passo que Sócrates se preocupava com a verdade oculta e objetiva, que deveria ser encontrada através de questionamentos das coisas e de si mesmo.

Política e moral eram temas frequentes em Atenas. Sócrates achava que a Pólis grega deveria ser governada por aqueles que detinham o conhecimento, uma espécie de “aristocracia dos sábios”. O filósofo não era a favor da democracia grega como era praticada em Atenas.

Sócrates acreditava na imortalidade da alma. Foi com essa crença que, condenado à morte pelos governantes de Atenas, acusado de corromper a juventude e de desrespeito aos deuses, não aceitou ajuda para fugir da cidade.

Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com