Turco E Cinzelador
Dissertações: Turco E Cinzelador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graceaneneves • 21/10/2014 • 399 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
Questões para o debate acerca da obra O TURCO E O CINZELADOR- Eneias Barros
1.Que crimes Cândido cometeu em relação as suas filhas adolescentes, Zelinda e Esperança segundo o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente?
R: Corrupção de menores (Código Penal) - Previsto no artigo 218 do Código Penal, até agosto de 2009, vigorou com a seguinte redação. Corrupção de menores (ECA) é um crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 244-B, com pena de reclusão, de 1 a 4 anos. “A alteração legislativa unificou as tipificações de “estupro” e “atentado violento ao pudor” contra criança e adolescente, tipificando as condutas criminosas como “ Estupro de Vulnerável, segundo o novo artigo 217-A do CP: "Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena de reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos."
2.Qual a postura de Cândido em relação ao filho Ribinha?
R: Candido não aceita a orientação sexual do filho Ribinha, e por varias vezes pratica atos de humilhação e vexame contra o filho, mostrando total desprezo e falta de afeto pelo garoto.
3. Que crime Cândido comete em relação ao filho Mundinho? Justifique sua resposta com passagens do texto.
R: Candido comete o crime de corrupção de menor, previsto no artigo 244-b da ECA quando ele orienta que Mundinho pratique mais furtos na loja do turco. Logo cedo da manha, depois da noite coma filha, Candido chamou Mundinho para uma conversa. Queria que ele voltasse ao local de onde havia tirado o castiçal e pegasse outras coisas de valor. Confidenciou que a peça dera um bom dinheiro, que ele seria a salvação da família. O garoto sorriu, como se não corresse risco algum ao entrar nas lojas e furtar seja lá o que tivesse a vista. Os dois garantiram segredo, e Mundinho afastou-se.
4. Disserte sobre a situação de preconceito, discriminação e humilhações sofridas por Ribinha em relação a sua orientação sexual.
R: Candido humilhava o filho devido a sua sexualidade, não admitiria um homossexual na família, dizia que não precisava de um maricas - como o chamava - puxando a carroça, que aquilo era coisa de macho.desprezou da ajuda, transformando-o em motivo de chacota sem fim. Quando era mais novo o pai deu uma surra nele porque flagrou o garoto vestindo as roupas da mãe e usando ruge e batom. Desde então Ribinha alimentava um ódio mortal do pai.
...