UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE URUAÇU Autorização Lei 9.905 De 10/02/1985 Pelo Decreto Presidencial De
Trabalho Universitário: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE URUAÇU Autorização Lei 9.905 De 10/02/1985 Pelo Decreto Presidencial De. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daisy26 • 24/3/2015 • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 379 Visualizações
UEG
Unu URUAÇU
Projeto de Pesquisa
O LEGADO AFRICANO NA MÚSICA BRASILEIRA:
A HISTÓRIA EM CANÇÕES
Prof. Diego de Moraes Campos
UEG – Uruaçu
2014
Dados do Projeto
Título: “O legado africano na musica brasileira: A Historia em cancoes”
Palavras – chave: Historia, Musica, Cultura Afro-brasileira, Africa, Brasil
Grande área do conhecimento: Ciências Humanas.
Área do conhecimento: História
Tempo de duração: 12 meses
Dados do pesquisador:
Nome: Diego de Moraes Campos
Titulação: Mestre
Enquadramento funcional: Substituto
Regime de Trabalho: 73 horas
Área do conhecimento: História
UnU: Uruaçu
Tel: (62) 83289395
E-mail: diegomascate@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4945998915505968
Apresentação
Pensando a canção de uma forma histórica, enquanto um fenômeno cultural que relaciona letra e melodia, pretendemos contribuir com o debate, a partir de uma perspectiva brasileira, sobre a História da África.
Objetivos
Geral:
Compreender elementos do legado africano presentes na musica brasileira, a partir de diversos discos da MPB, produzidos por diferentes compositores (Baden Powell, Vinicius de Moraes, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Itamar Assumpcao e Tom Ze), a partir da relacao entre letra e melodia no fenômeno cultural “cancao”.
Específicos:
Analisar elementos sonoros (melodia, harmonia e ritmo) da musica africana que influenciaram a musica brasileira,
Interpretar letras de cancoes que constroem imagens sobre a Africa e sobre a cultura afro-brasileira,
Destacar cancoes que evidenciam as resistencias dos africanos contra a escravidao,
Investigar como a historiografia se utiliza desse material cultural e historico,
Propor uma reflexao sobre como esse material musical pode ser utilizado criticamente pela Didatica da Historia.
Com o projeto "O legado africano na música brasileira: A História em canções" pretende-se analisar alguns discos antológicos da MPB (música popular brasileira) que dialogam com as temáticas da cultura afro-brasileira.
Para iniciar a pesquisa, busca-se fazer uma análise (semiótica e histórica) de 5 discos representativos dentro de tal discussão:
1) "Os Afro-sambas" (1966) do violonista Baden Powell e do poeta Vinicius de Moraes;
2) "África Brasil" (1976) de Jorge Ben Jor.
3) "Missa dos Quilombos" (1982) de Milton Nascimento;
4) "Isso vai dar repercussão" (2004) do percussionista Naná Vasconcelos com Itamar Assumpção;
5) "Danç-Êh-Sá: Dança dos Herdeiros do Sacrifício" (2006) de Tom Zé.
Pensando a canção de uma forma histórica, enquanto um fenômeno cultural que relaciona letra e melodia, pretendemos contribuir com o debate, a partir de uma perspectiva brasileira, sobre a História da África.
Metodologia:
Para Jörn1 Rüsen, a práxis se caracteriza como um fator determinante da ciência, a práxis nesse caso se define como uma função específica do saber histórico na orientação humana para o presente:
Quero tratar da “práxis” como função específica e exclusiva do saber histórico na vida humana. Isso se dá quando, em sua vida em sociedade, os sujeitos têm de se orientar historicamente e têm que formar sua identidade para viver – melhor: para poder agir intencionalmente. Orientação histórica da vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis) – afinal é esse o interesse de qualquer pensamento histórico. Ela se torna a lógica (narrativa) própria desse pensamento, a dinâmica de sua realização e, enfim, também suas formas e regulação especificamente científica. (RÜSEN, 2007, p.87)
Infraestrutura e apoio técnico para a execução do projeto:
A Universidade Estadual de Goiás apresenta infraestrutura e apoio técnico necessário para a execução do projeto de pesquisa. A infraestrutura necessária para a execução do projeto se limita a leitura dos textos e análise dos mesmos, logo, o único requisito necessário é um teto seguro para a leitura e o material de pesquisa que está em minha posse.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ªed, Paz e terra, Rio de Janeiro, 1987.
________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Ed. Eg; Rio de Janeiro, 1996.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. Ivan Illich; tradução de Lúcia Mathilde de Endlich Orth. 7ª ed. Editora: Vozes, 1985.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica/ Jörn Rusen; tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
_________. Reconstrução do passado/ Jörn Rüsen; tradução de Asta-Rose Alcaíde. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
_________. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico/ Jörn Rüsen; tradução de Estevão de Rezendo Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
Resultados
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