Visão geral do filme de Oribela
Resenha: Visão geral do filme de Oribela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aleeandrade01 • 11/6/2014 • Resenha • 246 Palavras (1 Páginas) • 332 Visualizações
É ambientado no século XVI, precisamente em 1570, e inicia-se com a chegada de algumas órfãs portuguesas ao Brasil compradas por colonizadores (descendentes dos capitães donatários) para tornarem suas esposas.
Oribela, que representa as primeiras mulheres enviadas ao Brasil no início da colonização, é uma das órfãs religiosa e devota que sofre sendo obrigada a casar-se com Francisco Dias, um homem rude e grosseiro, que praticamente a violenta na primeira relação sexual, além de ser capturada, torturada fisicamente e acorrentada por fugir duas vezes “desobedecendo” as ordens do marido.
A partir de temas que marcam o enredo, tornando-o verossímil em sua essência a formação do povo brasileiro, o papel da mulher no século XVI, a família regida pelo sistema patriarcal, a escravidão de índios tratados como selvagens, a igreja representada pelos Jesuítas, entre outros temas, somos envolvidos tanto quanto os personagens numa verdadeira ponte histórica que nos leva a refletir a origem da nossa nação.
As informações passadas de um modo extremamente envolvente, instrutiva e dinâmica serve também para uma discussão em sala. Pois nesse sentido, o filme nos faz perceber além do papel da mulher representada por Oribela (submissa, inferior ao seu senhor, vítima de agressão física e moral, estuprada , sem direitos, sem escolhas a não ser o que lhe era imposto), a representação do homem, possuidor de terras no século XVI por Francisco Dias (violento, sujo, autoritário, dono de índios-escravos, de dinheiro, e poder centralizado no mesmo e que estava ligado à submissão, responsabilidade, negócios, etc).
...