Zé Pereira
Ensaios: Zé Pereira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geovanafuzinato • 28/2/2014 • 433 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
Biografia
Zé Pereira é uma forma de diversão carnavalesca caracterizada por um ou vários foliões tocando bumbos e desfilando em parada . A constatação da existência de uma diversão carnavalesca conhecida como Zé Pereira em Portugal do século XIX(foi criada) parece apontar para a forte influência lusitana no surgimento da brincadeira no carnaval carioca. Há uma errônea, mas infelizmente consagrada versão, que atribui a "invenção" do Zé-Pereira a um português de nome José Nogueira de Azevedo Paredes, comerciante estabelecido no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Divulgada na maioria dos livros sobre carnaval, essa versão acabou ocultando toda uma série de influências que contribuíram para o surgimento dessa curiosa categoria carnavalesca. As raras referências sobre o tema na literatura carnavalesca são bastante desencontradas.
A partir do carnaval de 1870 , a quadrilha e sempre cantada nos carnavais ,e com o tempo o povo simplifica o estibilho
Extinto no começo século XX, o Zé Pereira deixa como sucessores a cuíca, o tamborim, o reco-reco, o pandeiro e a frigideira, instrumentos que acompanham e animam até hoje as nossas escolas de samba.
Um momento importante na fixação da brincadeira no imaginário da folia carioca seria a encenação, em 1869, de uma burleta carnavalesca intitulada O Zé Pereira carnavalesco. O sucesso da apresentação — uma espécie de adaptação livre da peça Les pompiers de Nanterre (Os bombeiros de Nanterre) — deveu-se, principalmente, à versão para o português da música-tema francesa que se transformaria num verdadeiro hino carnavalesco, sendo tocado até hoje:
E viva o Zé Pereira.
Pois a ninguém faz mal
E viva a bebedeira
Nos dias de Carnaval
A partir daí o conceito da brincadeira do Zé Pereira iria adquirir feições tipicamente brasileiras (e cariocas) associando-se à alegria característica das ruas da folia no Rio de Janeiro.
...