A Descrição Aula de APS
Por: Nahty Karol • 29/5/2019 • Trabalho acadêmico • 849 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
Aula do dia 28/02/2019
Descrição da aula:
Nesta aula foi solicitado o resumo do capitulo do livro A introdução à linguistica. Foi passado como montar o trabalho para que o mesmo seja entregue.
Fez uma explicação sobre as reflexões da linguagem e o histórico do estudo da linguagem.
Breve histórico:
Final do Século XIX e inicio do século XX temos uma quebra da linguagem, por que foi nessa parte que a linguagem foi considerada cientfica ( Corte saussureano)
Propõe um estudo descritivo sobre a língua e então a linguistica é considerado ciência. Ele instaura a linguistica como ciência da linguagem, foi a primeira ciência humana.
Liguistica Estrutural
Década de 60 existe um movimento de ruptura do estruturalistmo.
Ela deixa de ser uma ciência autonoma e passa a possuir diversas áreas com objetivos especificos (Pragmática, Análise do discurso, Análise da conversasão e a linguistica textual, entre outras)
Rompimento com o passado para ter uma evolução. Afinal a ciência nunca está pronta e acabada.
Século IV A.C – A preocupação dos hindus era manter seus textos sagrados ( religiosa), desenvolveu o interesse dos estudiosos falarem e discutirem essa língua(daí surgiu a gramática)
Principal Gramática Panini.
Século III A.C – Berço da filosofia. Contribuição dos gregos. Defender a relação de conceito e palavra (Platão) Platão contribuiu com essa exemplificação.
Aristoteles – Estudo e enfatização a organização das partes do discurso.(contribuição dos gregos na linguagem, marcante)
Século I A.C – Romanos, aquilo que eles não produziam eles copiavam. (Romanos seguem os gregos). Por conta das politicas romanas são desenvolvidas outras línguas derivadas dos romanos.
“Imponha a língua para dominar”. Fizeram praticamente um copiar e colar da gramática grega.
Gramática que se destava é o Varrão.
Análise da aula:
Podemos observar que a história do sergimento da linguagem é algo muito amplo. Tivemos diversos momentos históricos em que cada um contribuiu de uma forma diferente para a evolução da linguagem. O Corte Saussureano foi o que deu mais impacto para essa evolução, por que foi a partir desse momento que tivemos mudanças grandes na estrutura da linguagem.
Aula do dia 07/03/2019
Descrição da aula:
Foi passado a continuação da linha cronólogica da evolução da linguagem.
Na idade Média a igreja dominava praticamente tudo.No século XVI ocorreu a contra a reforma (redefinição religiosa), avanços que aconteceram a partir desse momento. O comércio de especiarias entre outras coisas facilitavam o processo de comunicação. Conhecimento de outros idiomas (troca Linguistica). Produção de um dicionário poliglota = facilitar relações comerciais
Século XVII à XVIII
Principios da linguagem – razão e logica. Linguagem é a expressão do pensamento
Em 1600 a gramática geral e racional, de Port Royal serve de modelo e influência. Defesas e principios gerais e universais da língua e da gramática.
No século XIX ocorreu as várias descobertas sobre as línguas, foi descoberto a relação de parentesco entre as línguas, semelhanças entre as línguas e a enfase nas línguas vivas.
Estudo comparativo dos falares ( menos abstratos e objetivistas)
Gramática histórica comparada; linguistica histórica
As línguas se transformam com o tempo e também foi passado sobre a relação de parentesco entre as línguas família indo Europeu.
Neste século a linguistica não era autonoma, pois se submetia às exigencias de outos dominios: lógico, filosofia, retórica, critica-literaria, histórica, filosofia e até outros estudos teologicos
Ruptura com o passado estrututal da linguagem
No século XX surgiu o Estruturalisto linguistico.
Ele pega somente o formal, ele pega o estudo e coloca em um padrão formalistico.
4 niveis estruturais:
Fonética
Fonológico
Morfológico
Sintático
Análise da aula:
Foi dado continuidade a história do surgimento e evolução da linguagem. Pudemos observar que a igreja (religião) teve sua grande importância e influência pois na idade média ela dominava praticamete tudo. Com o passar dos anos outros povos foram contribuindo de forma significativa para que essa evolução continuasse ocorrendo. A linguagem também teve seu estudo com base em observar os falantes e observar como se comportam em determinadas situação e como utilizavam a linguagem nessas situações. Já no século XX houve um estruturalismo linguistivo, que foi um fato importante em toda essa história.
...