A Divulgação Científica
Por: Emile Silva • 30/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 940 Palavras (4 Páginas) • 92 Visualizações
Introdução
O conceito de divulgação científica é complexo e envolve questões sociais e transmissão de conhecimento de forma clara e acessível. Muitos alunos do ensino superior não acompanham a divulgação de estudos científicos, assim como ocorre com a sociedade de um modo geral.
O trabalho a ser realizado tem o objetivo de avaliar o conhecimento e o interesse de estudantes universitários em divulgações científicas, aferir qual a importância, segundo eles, da popularização do conhecimento científico para a sociedade e investigar quais os meios utilizados por eles para adquirir tal conhecimento, com a finalidade de analisar a razão do desinteresse dos estudantes por produções científicas.
Justificativa
A partir da avaliação do conhecimento de estudantes sobre divulgação científica, é possível propor ações concretas para fomentar o interesse dos alunos e da sociedade em geral por divulgações de pesquisas e de produções científicas. Dessa forma, qualquer seja a área de formação profissional do estudante, é possível fomentar o consumo de produções da ciência, ampliando o conhecimento dos cidadãos nesse campo. Isso favorece grandemente a criação de senso crítico nas pessoas, fazendo com que elas não fiquem alheias às informações recebidas. Assim, serão capazes de sair do senso comum e até mesmo de questionar certas afirmações.
Hipóteses
Com esse estudo, espera-se que seja possível mostrar que grande parte dos alunos de graduação tiveram, ou têm, pouco contato com pesquisas científicas em sua vida. Além disso, também espera-se notar que, a medida em que eles avançam em seu curso, o interesse por produções científicas também cresce, bem como o contato com esses materiais de pesquisas. Por fim, espera-se a comprovação da necessidade de mudança no modo como a divulgação científica tem sido feita atualmente.
Objetivos
A pesquisa tem como objetivo geral entender o motivo pelo qual o interesse da população brasileira por divulgações científicas é baixo. Para tal, é necessário definir o que é divulgação científica, qual a importância dela segundo os alunos, averiguar qual o interesse deles por essas informações e os meios utilizados para as acessarem. A partir disso, será feito um estudo para analisar o que estudantes universitários esperam de um texto de divulgação científica e averiguar possívies maneiras de facilitar seu entendimento.
Fundamentação teórica
A pesquisa terá como tema o conhecimento de estudantes sobre divulgação científica. “Essa é uma expressão que designa a transmissão de conhecimento científico para um público leigo no assunto.” (MASSOLA; CROCHÍK; SVARTMAN, 2015).
Observa-se que grande parte dos estudantes, mesmo já estando no ensino superior, tiveram pouco contato com pesquisas científicas. Segundo Graça Caldas (2011), a educação científica e a formação de uma cultura científica são essenciais para o exercício crítico das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e da produção científica. Ou seja, o conhecimento técnico permite o desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, evitando que ele fique alheio aos acontecimentos do meio científico e possa, dessa forma, desenvolver opiniões próprias embasadas, e não apenas guiadas por crenças populares.
Ocorre também que a produção científica envolve, igualmente, interesses próprios, além do fato de que a divulgação pode ocorrer de maneira descontextualizada e fragmentada, o que dificulta a criação de uma cultura científica (CALDAS, 2011).
O autor Herton Escobar (2018) discute em sua pesquisa sobre a deficiência da divulgação científica no Brasil, que, para ele, acontece devido a falta de uma comunicação frequente e direta com a sociedade por parte da comunidade científica. Essa tende a se apoiar somente na mídia para estabelecer
...