A Intertextualidade Na Literatura
Exames: A Intertextualidade Na Literatura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CrisFerreiraL • 8/6/2014 • 364 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
A intertextualidade na literatura
Como se pode notar na constituição da própria palavra, intertextualidade significa relação entre textos. Na ampla rede de significados dos bens culturais, pode-se afirmar que a intertextualidade é inerente a produção humana.
“[…] entidades da literatura estão entre nós. Não estavam ali desde a eternidade com (talvez) a raizquadrada e o teorema de pitágoras, mas doravante, depois que foram criadas pela literatura e alimentadas por nossos invertimentos passionais, elas aqui estão e com elas temos que ajustar contas. Digamos também, para evitar discuções ontológicas e metafísicas, que elas existem como hábitos culturais.” (ECO. Umberto. 1932, p.15)
O exercício de comparar um texto a outro é inerente ao fazer literário e à leitura, visto que tanto o autor quanto o leitor está imerso em um mundo de linguagens construídas nas relações que estabelecem entre si e com os outros. Durante muito tempo entendeu-se que comparar um texto a outro era o mesmo que comprovar a influência que o primeiro exercia sobre o segundo. A idéia de “imitação”, “dependência” ou “influência” permeou o pensamento de muitos intelectuais que se voltaram aos estudos da literatura comparada. Tais conceitos estabeleceram uma relação de oposição entre os textos comparados, que passaram a ser vistos, muitas vezes, em termos de “originais” ou “cópias”.
O conceito de tradução é vista, numa perspectiva intertextual, como uma leitura da obra, uma recriação. A crítica literaria brasileira contemporânea, considerando as tais relativizações, produziu textos que nos permite reler a própria historia da colonização com pontos de vista distintos, como “É isto um homem?” de Primo Levi (1919-1987)
Entretanto, perceber a relação entre pelos menos dois textos entrelaçados, pode ser entendido, como a obra literária que se interliga com outras obras, formando elos de uma infindável corrente que é notável, em todos os períodos da literatura.
...