A Ironia Em Machado De Assis
Exames: A Ironia Em Machado De Assis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evely • 7/9/2014 • 2.723 Palavras (11 Páginas) • 395 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PORANGATU
COORDENAÇÃO DE LETRAS
A IRONIA E A CRITICA EM MACHADO DE ASSIS
Evely Karoline
Porangatu-GO
Junho/2014
Evely Karoline Martins
A IRONIA E A CRITICA EM MACHADO DE ASSIS
Porangatu-GO
Junho/2012
Introdução
O presente artigo pretende mostrar o estilo que machado de Assis assume com uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo mesmo em suas obras iniciais eu forma elas: ressurreição, helena, Iaiá Garcia, que foram pertencentes ao romantismo .
O machado de Assis critico de poeta romântico pode ser visto em dois momentos de sua obra, sendo no primeiro momento ele analisa versos de poetas como Álvares de Azevedo e Fagundes Varela, já no segundo momento pode-se perceber uma preocupação constante na construção de uma identidade literária é viável destacar que no segundo momento o critico passa a valorizar o leitor, é o que se percebe nos romances: Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas, com isso teve sua fase propriamente realista em que revela seu incrível talento na analise do comportamento humano, descobrindo por trás dos atos aparentemente bons e honestos, a vaidade, o egoísmo e a hipocrisia, a vida na sociedade surge como um campo de batalha em que os homens lutam por momentos de prazer, desejos e riquezas, enquanto a classe menos favorecida assiste o drama humano da indiferença. A produção literária machadiana representa sua visão de mundo e sua filosofia perante as questões do seu tempo, emprego de ironia inicia-se no campo literário, com as estratégias românticas modernas determinando conjunto de valores e conceitos que informam leitura que o autor faz da realidade em que esta inserido.
Machado de Assis procurou inserir em suas obras, a literatura em um contexto histórico mundial, colocando temas participante de seu tempo, tentando mostrar um termo real ou seja os fatos que ele vivenciara naquele momento ao contrario de alguns escritores que pintavam uma realidade cruel, mas colorida o que se deve colocar em pauta sobre o escritor, antes de tudo é o sentimento intimo que torna o homem do seu tempo, do seu pais assim como fez machado.
Machado de Assis é incontestavelmente um dos maiores escritores da literatura brasileira, pois machado tem olhos voltados para contradições do mundo.machado de Assis enfrenta tudo e todos para mostrar que já não há mais lugar para a fantasia e objetivismo, porem os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sua sociedade em sua totalidade.
Uma possível razão para a mudança no modo de conduzir a critica talvez se explique pelo fato de o romantismo continuar existindo no interior destas escolas,literárias como o realismo, naturalismo,e parnasianismo, no entanto alem dessa critica machado coloca em questão não apenas o romantismo mas também as escolas que o combatia, pois é favorável sua critica literária inserida no processo de modernidade daquela época.
Analisando a forma a critica caracteriza a ironia na obra machadiana constata-se que sua presença é notada como um traço da personalidade só autor como um defeito, a utilização da ironia é uma marca do estilo machadiano e ele a utiliza com diferentes intenções ao desmascarar as relações sociais , a ironia em seus textos pode representar uma espécie de gozação em que se diz uma coisa para que se entenda outra, uma ironia verbal.
A crônica de machado de Assis exerceu habilidade criativa, critica que lhe era peculiar, nelas encontramos um machado de Assis irônico e sarcástico, que mostra diversos estágios do período abolicionista, as manipulações dos senhores, a violência inerente ao sistema de dominação. Machado de Assis faz isso de forma direta proporcionando um distanciamento critico e lançando mãos dos recursos de estilo que lhe eram comuns, em suas obras é perceptível que a preocupação dele era com o homem. O ser humano e sua interioridade psicológica e moral. O gênero crônica em machado de Assis, pode ser lifo como um espécie de mostruário da estética e da visão de mundo do autor, em relação á questão de gênero, vale ressaltar que machado muda a definição tradicional aquela que aponta como uma narração de feitos segundo uma ordem cronológica, esses fatos são preferencialmente participante de sua atualidade, em suas crônicas, machado descreve no material jornalístico incluindo elementos literários com a sua característica de ironia, procedimento através do qual produz textos estilísticos pertencentes a literatura machado teve a capacidade de captar momentos complexos do dia a dia e transformá-los em ficção. É possível considerar que obra Esaú e Jacó possui estas características no quadro questionamento ideológico e a sustentação dos valores sociais estão inseridos nesse contexto.
A ironia também se faz presente nos contos de machado de Assis, quanto ao gênero conto, os de machado de Assis apresentam características na forma narrativa, ou seja um único conflito e poucos personagens porem as ações se desenvolvem em um espaço e tempo linear, porem estes estão cheios da sua originalidade, além disso, seus contos também podem ser considerados crônicas da vida privada de seu tempo, pois esta aliado a ficcionalidade, porem é possível perceber que há descrição dos costumes da sociedade carioca do século XIX.
Segundo ao artigo de Ana Maria Lisboa de Mello sobre a estrutura d narrativa dos contos de machado de Assis:
“ O conto machadiano nãos nasce de uma tradição brasileira Já que essa espécie narrativa ainda não se firmara na nossa historia literária brasileira , quando nos anos sessenta do século XIX, o escritor começa publicar os primeiros contos em jornais e revistas.”( MELLO,2001,P.113-114)
O conto teoria do medalhão traz uma analise do comportamento de alguns membros da sociedade, descrevendo
...