A Língua Portuguesa
Por: SUELEN. • 12/3/2017 • Resenha • 686 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Atividade do Portfólio (6ª semana) – Descrição da Atividade: Após fazer a leitura da unidade que embasa esta atividade, escolha um poema adequado aos anos iniciais do Ensino Fundamental e que não tenha sido usado como exemplo em nosso material. Você deverá fazer uma análise do texto, considerando seus aspectos sonoros e visuais, e, em seguida, deverá apontar como você o apresentaria a seus alunos utilizando-se das estratégias de leitura.
Podemos considerar o trabalho com poesias um grande facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Por ser de fácil memorização, promove a recitação expressa por parte das crianças. O ideal é trabalhar com as crianças, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, poesias curtas e que apresentem rimas, pois são as que mais chamam suas atenções. É muito importante que sejam apresentados os textos poéticos às crianças uma vez que podemos proporcioná-las aulas divertidas e atrativas, aumentando o gosto pela leitura além de desenvolver várias habilidades como a de se expressarem, linguística e corporalmente, melhor por meio de dramatizações, e apresentá-las os conceitos, pertencentes a esse gênero literário, de rima, métrica, verso e estrofe.
O poema escolhido para esta atividade foi “As Borboletas” de Vinícius de Moraes. Nele, o autor evidencia o que as borboletas têm de mais característico, a cor, visto que em seus versos iniciais ele nos apresenta algumas cores ( brancas, azuis, amarelas e pretas) apresentando-nos a qualidade visual das borboletas. Esse poema é retratado pela caracterização através da descrição do aspecto físico das borboletas por meio de substantivos e adjetivos. Não há ordem temporal para que as cores sejam apresentadas no poema e, há ação no poema embora não criem situações de ação.
Esse poema poderia ser trabalhado nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, e podem ser trabalhados os seguintes objetivos com ele: conceitos de poemas (verso, estrofe, rima etc.); conhecer o artista; leitura (silenciosa, coletiva, individual); interpretação oral (declamação) e escrita; identificação dos adjetivos e substantivos; etc..
No primeiro ano, o poema pode ser apresentado em um cartaz e lê-lo com as crianças incentivando a leitura coletiva. Em seguida, o professor deverá entregar aos alunos tarjetas contendo versos do poema e pedir para que elas coloquem em ordem, colando-as em seguida em uma folha atividade do poema faltando apenas essas partes. Em outra folha atividade, o professor colocaria a palavra borboleta em evidência, e pediria para que os alunos respondessem: quantas letras a palavra possui; colorir de com cores diferentes vogais e consoantes da palavra; qual é a primeira e a última letra da palavra.
No segundo ano, o poema pode ser apresentado em uma folha atividade com lacunas a serem preenchidas de acordo com as cores das borboletas (ao lado do poema o professor deve colocar figura de grupos de borboletas de cada cor). O professor deverá explorar os conhecimentos prévios sobre poema, adjetivos, plural das palavras e apresentar a atividade a ser trabalhada com os seguintes enunciados: 1) As borboletas coloridas do poema de Vinícius de Moraes resolveram voar e estão voando do lado do poema. Leia o poema e encontre o lugar correto de cada uma de acordo com a cor e a rima; 2) Depois de encontrar o lugar correto de cada uma, leia o verso seguinte e encontre a palavra que rima com a cor das borboletas. Nessa atividade, o professor conseguirá trabalhar com leitura individual, identificação das cores como adjetivos e a maneira como se escrevem na forma plural.
...