A LEITURA DE TEXTOS LITERARIOS
Por: Cleo1234 • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 327 Visualizações
A leitura é algo grandioso. A prática dela é enriquecedora: descobrimos, aprendemos, crescemos, existimos. O texto literário é um exemplo desses conceitos. Mesmo com suas variantes tecnológicas ou de gêneros, não deixa de ser rico e artístico; assim colabora com o desenvolvimento humano, pois é fonte de conhecimento.
Discorrendo nas características da literatura, temos como principal a arte da composição e exposição de escritos artísticos. Assim como a pintura e belas-artes, a literatura se expressa em palavras. Sentimentos são explorados no texto, externando a beleza poética da obra.
Estudioso da Literatura brasileira, o critico literário, Antônio Cândido, reconhece a importância universal da literatura, afirmando ser um bem que não pode ser reduzido ou modificado. Sendo, no entanto, indispensável.
Sabendo do conceito de literatura podemos afirmar, portanto, que ela é o reflexo de culturas. A cultura, por sua vez, é um conjunto de características de uma sociedade, que se traduz em manifesto através das obras literárias como Guimarães Rosa e Machado de Assis na literatura brasileira. A leitura desse tipo de texto promove um crescimento indiscutível para o ser humano. Adquirimos conhecimento. Diferentes expressões artísticas e culturais são descritas.
Segundo a Academia Brasileira de Letras:
“Em 1952, Guimarães Rosa fez uma longa excursão a Mato Grosso e escreveu o conto "Com o vaqueiro Mariano", que integra, hoje, o livro póstumo Estas estórias (1969), sob o título "Entremeio: Com o vaqueiro Mariano". A importância capital dessa excursão foi colocar o Autor em contato com os cenários, os personagens e as histórias que ele iria recriar em Grande sertão: Veredas.” (Em: <http://www.academia.org.br/academicos/joao-guimaraes-rosa/biografia> Acesso em 17 de Abril 2017).
Entre os gêneros literários, os poemas, contos, romances, crônicas, as peças teatrais, fazem parte de um universo imaginário, porém sem perder a interação do mundo real. Nas fábulas, por exemplo, são utilizados animais numa narrativa, que resulta uma bela lição de moral que pode nos valer no cotidiano.
Percebe-se a recriação do mundo real e surreal a partir da imaginação do autor. Ele pode percorrer diversas áreas da sociedade, tratando de diversos assuntos de forma livre. As palavras vão ganhando novos significados de forma leve e artística, em consonância com os temas abordados.
“Naquele lugar existia uma mulher, por nome Maria Mutema, pessoa igual às outras, sem nenhuma diversidade. Uma noite, o marido dela morreu, amanheceu morto de madrugada. Maria Mutema chamou por socorro, reuniu todos os mais vizinhos. O arraial era pequeno, todos vieram certificar. Sinal nenhum não se viu, e ele tinha estado nos dias antes em saúde apreciável, por isso se disse que só de acesso do coração era que podia ter querido morrer. E naquela tarde mesma do dia dessa manhã, o marido foi bem enterrado.” (Guimarães, Rosa. Maria Mutema, Grande sertão: Veredas, 1956. Disponível em: <http://www.academia.org.br/academicos/joao-guimaraes-rosa/textos-escolhidos> Acesso em: 17 de Abril 2017).
Em um parágrafo o leitor consegue criar, imaginar, levantar hipóteses do que pode vir ocorrer na história. Essa é uma das grandes características desse tipo de texto: o envolvimento. Todos participam
...