A Lingüística Funcionalismo
Por: Ladislau Gomes • 30/3/2019 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS
TUTOR: SAVIO ANDRE DE SOUZA CAVALCANTE
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA FUNCIONALISMO
SEMESTRE: V SEMESTRE
ALUNO: ANTÔNIO LADISLAU GOMES DOS SANTOS
POLO: TAUÁ
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 01
- Cite e comente uma das definições que a língua recebe no paradigma Funcionalista.
Como foi abordado em nossa primeira aula, “no paradigma funcionalista, concebe-se a língua como um instrumento de interação social entre os seres humanos, utilizando com a intenção de estabelecer interações comunicativas, além disso, também aborda que a língua varia e muda (conforme a região, a idade, a escolaridade, o estrato social, o contexto discursivo etc), pelo uso dela fazem os indivíduos em sociedade.”
Podemos dizer que a língua pode ser idealizada segundo diferentes enfoques, e, segundo o funcionalismo ela é um instrumento de interação, de uso, um princípio funcional, ou seja, está sujeita a pressão das diversas situações comunicativas, como ao aparelho de meios de expressão apropriadas para uma finalidade. Assim, a língua é o próprio processo e troca de informações.
- Como a noção de competência comunicativa nos ajuda a explicar melhor a língua em uso? Analise o diálogo a seguir para justificar sua resposta.
- Joãozinho, mostre no mapa onde fica a América.
O menino aponta o dedo para o continente americano.
- Muito bem! Agora você, Juquinha. Quem descobriu a América?
- Ora, professora, foi o Joãozinho!
O funcionalismo nos diz que a língua é um instrumento de comunicação, então a noção de competência comunicativa é investigar as relações entre os indivíduos nas suas interações verbais, como ela se dão, e quais foram as expressões e as capacidades que eles utilizaram. No diálogo acima notamos que o verdadeiro propósito do ato da fala de “Juquinha” ao ser questionado pela professora em quem descobriu a América, foi o raciocínio suscetível da resposta anterior do colega. Temos que prestar atenção no propósito da fala, no contexto discursivo, seja ele com sua capacidade linguística, epistêmica, lógica, perceptual e social, como também nos participantes do diálogo.
- Em que acepção o termo função é utilizado nas frases abaixo? Comente.
a) O modo Imperativo é usado com função apelativa.
Função como propósito. Está ligada aos objetivos comunicativos gerais do uso da linguagem. É indicado com o uso imperativo.
b) Em Pedro consertou o portão, Pedro tem a função semântica de Agente.
Função como relação. Essa função está ligada a uma relação do elemento estrutural que nesse caso é Pedro com uma unidade de ordem superior.
c) Na frase Vou estudar este assunto, o verbo ir tem função de verbo auxiliar.
Função como significado. Essa função busca indicar o significado ou o tipo de significado com respeito a pragmática dos propósitos e contextos. Na frase notamos que o verbo ir indica o propósito de estudar o assunto.
...