A Literatura em sala de aula
Por: Wagner2018 • 3/3/2018 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS
TRABALHO EM GRUPO – TG
DISCIPLINA: ESTUDOS DISCIPLINARES – THE SCARLETT LETTER
PRORFESSOR(a): PALMA RIGOLON
ALUNO: WAGNER FERREIRA DE TOLEDO - RA: 1754053
POLO: EXTRREMA – MG
2017
Trabalho da literatura em sala de aula
É mister que a reunião de saberes do texto literário é algo que deve suceder, mas de modo plausível. Cabe a instituição escolar formar leitores, sendo necessário para tanto, um trabalho acurado com a literatura, além, é claro, dos outros modelos de leitura que não a literária.
Introdução: O profundo conhecimento de um idioma exige penetrar até suas raízes; conhecer suas origens. Para que isso seja possível, e necessário o estudo das influências linguística culturais e literárias relacionadas aos eventos históricos que o modificaram e o representaram desde sua concepção até seu estado atual. Toda língua está sujeita a mudanças, é certo que vários fatores podem contribuir para seu processo evolução.
Orbitamos num mundo regido por uma série de valores onde, composto o texto literário este frui de sua base literária para estanciar as páginas do livro didático, e em fragmentos (o que o descontextualiza). Desta feita, a leitura de um livro literário é uma atividade claramente díspar de ler um texto no livro didático. As finalidades se diferem, assim como a forma de contato e as sensações. E, ainda, há situações em que não se sustem o texto literário em sua íntegra, ou seja, em seu formato de origem, alterando a paragrafação, a versificação e quiçá, os aspectos que lhe compõe, cuja problemática toma proporções ainda maiores em se tratando de traduções para a língua materna[1]
E, ao ser transcrito e/ou traduzido do livro de literatura para o livro didático, o texto literário se distancia de seu objetivo primário, a saber, emocionar, dar prazer, divertir, surpreender e passa a ser um texto voltado para o estudo[2]. “Esse” estudo é peculiar da escolarização e não há como escolarizar o que está nas questões que seriam bem mais examinadas em outros suportes.
Os objetivos da leitura em si e o estudo de um texto literário são de cunho específico de texto, devendo assim, privilegiar aqueles conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a formação de um bom leitor de literatura, tanto quanto da análise de gênero de texto, dos meios de expressão e de recriação da realidade das personagens, das figuras autor-narrador, ponto de vista (em se tratando de narrativa), comparações, interpretação de analogias, metáforas, recursos estilísticos, poéticos, enfim, o estudo daquilo que é textual e/ou literário.
Dito isto, é importante ressaltar que todas as reflexões são válidas e importantes devendo levar em consideração o fato de a tradução não comprometer a coerência e coerção, visto que os autores ao produzirem seus trabalhos literários[3] (obras) tinham determinada intensão e que estas podem transformar-se em outra dada a publicação no formato pedagógico didático.
A leitura nos propicia a busca pelo conhecimento do real, ou da nossa construção de mundo, a apreensão dos valores culturais disseminados (vigente) na sociedade e o desenvolvimento crítico quanto aos aspectos, regras e princípios que se constrói a realidade.
...