A Mudança Linguística
Por: Aminie Jabaly • 15/4/2018 • Artigo • 475 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Universidade Federal da Bahia
Componente: LETA11 – Introdução aos Estudos Linguísticos
Docente: Profa. Dra. Cristina Figueiredo
Estágio docente: Débora Gomes
Discentes: Alice Gama, Aline Sousa, Aminie Jabaly, Bruna Gardel e Diana Mota
A mudança linguística
- Introdução
- Como uma mudança linguística se inicia?
- Como uma mudança linguística se processa?
- Como uma mudança linguística se difunde?
As inovações linguísticas são recebidas, geralmente, com reprovação;
A mudança não é constante em seu curso, ela normalmente tem uma velocidade de difusão lenta no início, ganha velocidade na metade e volta a ficar mais lento no final;
Para a Teoria Sociolinguística Variacionista, fatores como sexo, idade, classe social e o prestígio social podem estar relacionados às mudanças.
- Como a sociolinguística detecta a existência de uma mudança linguística?
1º. Observa falantes de diferentes faixas etárias, para estudar como eles utilizam determinadas variáveis (plural, concordância de sujeito e verbo, pronúncias de sequências de sons, significado atribuído a determinadas construções). Se essa verificação se der em um prazo pequeno, que pode ser desconsiderado, diz-se que verificou a mudança através de um tempo aparente.
2º. Observa amostras de falas de dois falantes com faixas etárias bem diferentes, para detectar a difusão de alguma inovação linguística, verificando a porcentagem de pessoas que a utilizam em cada momento, e a frequência com que cada indivíduo a utiliza. Esse tipo de verificação da mudança é chamado de mudança em tempo real.
- Gramaticalização
Não pretende explicar todos os tipos de fenômenos;
A frequência de uso ocasiona a mudança;
Elementos com conteúdo > palavras gramaticais > clíticos > afixos flexionais.
- Paramétrica
Surgiu para acomodar a variação linguística dentro do conceito gerativista de princípios e parâmetros;
A variação linguística só pode surgir como resultado da alteração de um parâmetro, já que princípios não mudam;
Variações acontecem apenas na fase de aquisição da linguagem e devido ao caráter binário do conceito de parâmetro, não pode ser gradual.
- Teoria da otimidade
O objetivo é estabelecer as propriedades universais de linguagem caracterizando os limites de variação linguística entre as línguas;
A mudança na língua é explicada por interação e (RE)hierarquização de restrições;
Enquanto a Gramática Harmônica propõe um processamento da linguagem onde o simbolismo e o conexionismo, operam por meio da soma dos pesos das restrições, a Teoria da Otimidade, se utiliza do ranqueamento das restrições.
- Conclusão
Foi debatida a mudança linguística, como ela se processa, de que modo é alicerçada, o que e como mudam as línguas. Notadamente houve tendência à perspectiva variacionista, por ser uma corrente que busca essas análises de forma mais abrangente no sentido de considerar aspectos extralinguísticos sempre em ligação com os aspectos intralinguísticos.
...