A importância da leitura
Por: jessicanegra • 30/5/2015 • Monografia • 301 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
O ser humano que lê
Desde que o homem, um ser curioso, começou a buscar a compreensão do universo a leitura se faz importante, o homem que lê expande sua capacidade de observação e perspicácia, o que faz com que descobertas de diversos âmbitos de conhecimento venham à tona pelas mãos humanas. Competências filosóficas, sociológicas e culturais, no ramo da ciência e também das tecnologias chegam aos indivíduos por meio da leitura, entretanto a leitura não somente faz as pessoas adquirirem competências especificas, mas faz-se também a atribuição de conhecimento de mundo. A partir deste conhecimento de mundo a capacidade de coesão na comunicação se torna mais eficaz fazendo com que o conhecimento-adquirido do habito de leitura- transpareça através de sua argumentação.
O habito a leitura deve ser desenvolvido desde a infância com auxilio dos pais, pois ler historias para as crianças ajuda tanto na comunicação, quanto no desenvolvimento sociológico e criativo fazendo com que sejam adultos mais seguros em grandes tomadas de decisões, por outro lado já que no Brasil a porcentagem de leitores é de cerca de 50% do total da população (segundo IBGE, em uma pesquisa realizada de 11 de junho a 3 de julho de 2011) a indução a leitura passa a ser mais escassa, por não termos tantos pais leitores no país.
Além dos pais, a escola possui papel fundamental na formação do jovem leitor, isso porque em muitos casos o único lugar em que o aprendiz tem contato com um livro é na instituição educacional.
Sendo assim se faz necessário que o material do professor englobe desde livros pedagógicos a literatura, e que ainda examinem o contexto vivencial de seus educandos para que a leitura invada como verdadeira ferramenta de aprendizagem (didática ou não) o dia a dia dos mesmos, a fim de despertar maior interesse pelo saber.
...