A importância da rotina na educação infantil
Por: Mayara Prates • 12/12/2020 • Artigo • 3.561 Palavras (15 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Curso de Pedagogia.
Lucilene de Oliveira Ribeiro.
A importância da rotina na educação infantil.
Presidente-Prudente.
2020.
Lucilene de Oliveira Ribeiro.
A importância da rotina na educação infantil.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Pedegogia.
Orientador(a) Prof. Rita de Cássia Geraldi Menegon.
Presidente-Prudente.
2020
[pic 1]
Lucilene de Oliveira Ribeiro.
A importância da rotina na educação infantil.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Pedagogia.
Orientador:
Prof. Dr. Rita de Cássia Geraldi Menegon.
Cidade 11 de Dezembro de 2020.
Banca Examinadora
[pic 2]
Prof. Dr. ....................................
[pic 3]
Profa.Dra. ..................................
[pic 4]
Profa.Dra. .....................................
Conceito Final:
INTRODUÇÃO.
Segundo a pesquisa de Kramer (2006), acreditamos que, de acordo com os direitos da criança, a sugestão para a educação infantil é aprimorar de forma abrangente as habilidades da criança no sentido de integrar os cuidados básicos necessários nesta fase da vida. Isso mostra que, além de cuidade, o professor também precisa estimular as vivências lúdicas e diversificadas das crianças de forma física, mental, e cognitiva, de modo a apresentá-las a diversas formas de pensar e agir em diferentes situações. Por isso, é muito importantes que os professores e todos os profissionais que se dedicam a esse trabalho pratiquem de acordo com os conceitos que auxiliem no desenvolvimento integral da criança na educação infantil para que a organização das atividades diárias tenha objetivos, e os professores devem planejar ações em aula. Proporcionar ás crianças experiências novas e ricas para compreender, explorar, imitar e desenvolver de acordo (acrescentei). No entanto, muitos professores e educadores dessa aréa ainda consideram as instituições de educação infantil como “depósitos” das crianças e acreditam que o centro de educação infantil é um espaço de prestação de serviços filantrópicos e de atendimento básico na área. Não há pessoas responsáveis por crianças. Portanto, muitas vezes é necessário reorganizar o conceito de prática docente norteadora.
As instituições de ensino possuem uma rotina e por meio dela que os professores alunos e toda a comunidade escolar desenvolvem o seu trabalho dessa forma podemos dizer rotina escolar significa desenvolver o trabalho diário por meio de horárias tarefas Pré-estabelecidas atividades cotidianas organizar da melhor forma possível nas instituições de ensino. Não é uma tarefa fácil estabelecer uma rotina, pois para o adulto, muitas vezes é considerado ruim e repetitivo. Porém, para a criança, é fundamental que exista uma rotina para que ela se sinta segura, Posso desenvolver a sua autonomia, bem como ter um controle das atividades que irão acontecer. O primeiro passo para estabelecer a rotina é ver a criança como sujeito histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos, sentimentos, amizades e sua identidade cultural. A ideia central é que as atividades planejados devem contar com a participação ativa das crianças garantindoás mesma construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhe a compreensão do modo como as situações são sobretudo permitido ricas e variadas interações sociais. (DIAS,2010, p.13). A infância corresponde ao período especial, que requerem atenção, onde a criança enfrentará vários desafio. O periodo que a criança passa pela Educação Infantil, segundo Thiessen e Beal (1998, p.10), é muito importante para “ a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, consquentemente que é nesse nivel de ensino que a criança começa a trabalhar autoras complementam que é nesse nível de ensino que a criança começa a trabalhar suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente, que deve ser aperfeiçoado á medida que a criança se desenvolve. Além disso, ao entrar na escola, a criança amplia a sia vida afetiva e estabelece novas relações sociais tanto com os educadores e com outras crianças quanto com a comunidade escolar de uma forma geral. Dessa forma, as instituições de ensino devem criar um ambiente saudável para as relações sociais e para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente artigo tem como objetivo discurtir a importância da rotina escolar nas instituições de Educação Infantil.
DESENVOLVIMENTO.
Em relação ás rotinas mais convencionais, entendemos como uma sequencia de ações específicas, ou seja, a repetição de algo que foi instituído e naturalizado. Porém, no que se refere á educação rotineira na primeira infância, este é o tempo despendido na educação com as crianças, que deve incluir cuidados, brincadeiras e atividades para desenvolver atividades que possam favorecer a aprendizagem dos educadores. Portanto, para Barbosa (2006), no que se refereao trabalho cotidiano da educação infantil, ela acredita que este é um dos fatores que cosntituem a estrutura da educação infantil e, portanto, o cotidiano da instituição tem se desenvolvidonesse sentido.
De acordo com a autora, são várias as denominações dadas à rotina: horário, emprego de tempo, sequência de ações, dentre outros. Evidencia-se assim que rotina consiste em um importante elemento na da Educação Infantil, já que proporciona à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Ainda sobre a rotina, de acordo com Forneiro [s/d], ela é a estrutura, a coluna vertebral do cotidiano da educação infantil, ela está formada pelas práticas educativas recorrentes que são realizadas nos diferentes momentos do dia, no qual todas as ações intencionais do educador quem compõem a jornada, desde as mais banais até as mais complexas fazem parte da rotina. Ou seja, a rotina é a estruturação básica e fundamental, para que a criança possa se situar, habituar e se relacionar socialmente nos espaços da educação infantil. Logo a rotina tem como foco organizar o tempo e o espaço.
...