TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Por:   •  16/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        [pic 2][pic 3][pic 4]

__________________________________________________________________________________

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Nayara Cristina Pereira da Silva

A rotina na educação infantil tem por objetivo organizar as ações no ambiente de aprendizagem e promover o desenvolvimento da autonomia, noções de tempo e espaço e criar hábitos voltados ao cotidiano tanto para o professor como para as crianças. Ela não deve ser lenta e nem muito rápido, e sim acompanhar o ritmo da turma para que se chegue ao um bom desempenho e participação de todos.

Rotina é o primeiro passo para se obter uma organização das atividades diárias em várias áreas de ensino bem como para a Educação Infantil. Uma rotina para criança que ingressam na creche e pré-escola contribui para que ela cresça mais confiante e independente. Assim deixar as crianças cientes do que irá acontecer ao decorrer do dia desde o início, cria um ambiente saudável, fazendo assim as crianças se sentirem confortáveis e seguros. Como nos diz Proença (2004, p.13).

A rotina estruturante é como uma âncora do dia-a-dia, capaz de estruturar o cotidiano por representar para a criança e para os professores uma fonte de segurança e de previsão do que vai acontecer. Ela norteia, organiza e orienta o grupo no espaço escolar, diminuindo a ansiedade a respeito do que é imprevisível ou desconhecido e otimizando o tempo disponível do grupo. É um exercício disciplinar a construção da rotina do grupo, que envolve prioridades, opções, adequações às necessidades e dosagem das atividades. A associação da palavra âncora ao conceito de rotina pretende representar a base sobre a qual o professor se alicerça para poder prosseguir com o trabalho pedagógico.

A rotina orienta as ações do professor na organização do trabalho pedagógico com a proposta de buscar ações para alcançar avanços no desempenho cognitivo, afetivo e social da criança, por esta razão a rotina deve ser uma prática constante, onde o professor não só selecione os conteúdos a serem trabalhados, mas perpassa o acompanhamento onde é possível verificar os avanços e limitações da criança respeitando o ritmo de cada uma.

Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador pensar, revisando, buscando novos significados para a sua prática docente (OSTETTO, 2000, p. 177).

Conclui-se que a rotina na educação infantil é o primeiro passo para o sucesso do professor quanto para as crianças, uma vez que ela cria condições que agregam no desenvolvimento infantil, seja ele físico, psicológico, comportamental, sentimental, além de possibilitar ao professor uma segurança para exercer suas atividades programadas fazendo assim uma boa gestão do tempo, pois a rotina não deve ser mecanizada, toda atividade programada deve ser desenvolvida e os horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejados com o intuito de favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades da criança diminuindo assim a ansiedade.

 

REFERÊNCIAS

OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Planejamento na educação infantil mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000.  

PROENÇA, Maria Alice de Rezende. A rotina como âncora do cotidiano na Educação Infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, n. 4, p.13-15, 04 abr. 2004.

CRITÉRIOS AVALIATIVOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO 2 - AE2 -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

CRITÉRIOS

Valor do critério

A sua Nota

1. CONTEÚDO: equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto; fundamentação teórica consistente; uso de citações – direta e indireta de 2 obras de autores diferentes; seguir as normas da ABNT para citações diretas, citações indiretas, citações de citações e referências. 

3,0

3.0

2. ESTRUTURA do GÊNERO SOLICITADO: apresentar o tema; o objetivo (verbo no infinitivo); a justificativa do texto; o desenvolvimento com coesão e coerência; considerações finais: resumo final das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado.

1,0

1.0

3. CARACTERÍSTICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA: apresentar uma argumentação com base em citações para o desenvolvimento do texto. Utilizar citações diretas ou indiretas ao longo de todo o texto, evitando parágrafos com senso comum.

1,0

1.0

4. ORTOGRAFIA: ortografia e conjugação dos verbos de modo correto. Clareza e coerência entre as ideias argumentadas nos parágrafos.

1,0

1.0

5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA: formatação do texto dentro das normas da ABNT (tipografia e tamanho da fonte, margens da página, espaçamento entre as linhas nos parágrafos, citações recuadas, entre outros). 

1,0

1.0

6. CASOS EM QUE A ATIVIDADE PODE SER ZERADA: cópias indevidas (plágio acadêmico) e fuga do tema.

0,0

ARQUIVOS ENVIADOS EM FORMATO PDF: não serão corrigidos.

NOTA FINAL

7.0

7.0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com