A noite estrelada.(1889)
Por: Julliney Rodrigues • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
A noite estrelada.(1889)
Quadro pintado em 1889, com utilização da técnica óleo sobre tela. Foi pintado quando o pintor tinha 37 anos,época em que se encontrava em um asilo localizado em Saint-Remy-De-Provence.
Hoje se encontra no museu da Arte Moderna em Nova Yorque.
Nesse período em que o quadro foi pintado, o pintor rompeu com sua fase impressionista, apresentando um estilo bem característico em que predominam fortes tons primários como o amarelo, que tinha significado próprio para Van Gogh.
O pintor levou três noites para terminar este quadro. Pode-se observar na pintura uma paisagem que faz uma metamorfose de elementos reais com a memória de Van Gogh; como a típica igreja de Holanda. Uma das características marcantes da obra é a diferença entre o céu turbulento e cheio de curvas e a tranqüilidade do vilarejo. A noite é muito mais colorida que o dia teria afirmado o pintor.
Trigal com Corvos (1890)
A obra Trigal com Corvos de Vicent Van Gogh, foi pintada num período no qual Van Gogh passava por sérios problemas emocionais, marcados por várias crises nervosas, e foi internado num hospital. Após vários tratamentos, ele decidiu pintar vários quadros com cores fortes e linhas retorcidas (como é o caso da obra a cima), que, com pinceladas fortes e nítidas, conseguiu destacar apenas os elementos da paisagem: os corvos, os pés de trigo, e os caminhos de terra passando pelo trigal.
O quadro procura fazer uma representação turbulenta da realidade, com uma intensa mistura de cores fortes e pinceladas nítidas, que trabalham bastante com o contraste e a indefinição das formas.
Um ano depois de ter pintado a obra, Van Gogh cometeu suicídio, deixando um repertório de 879 pinturas, 1756 desenhos, e 10 gravuras. Ele tinha uma peculiaridade de expressar todos os sentimentos nas obras, o que fez com que ele perdesse a graça de viver, e por isso, na obra, ele representou (conforme Freud) os espíritos que assolavam a sua vida, por meio dos corvos sobrevoando o trigal.
Comparação.
Podemos observar nessas duas obras, e em varias outras pintadas por Van Gogh seu amor pela natureza. Ele sempre pintava paisagens os detalhes as cores são fascinante.
Nas duas obras podemos observar a predominância da cor amarelo que sempre teve o maior destaque, pode-se dizer que era a cor que ele mais gostava de usar.
Outro detalhe importante é que nas duas pinturas apesar dos detalhes e da sensibilidade do pintor transparece seu espírito agitado e sem paz. No primeiro podemos observar que apesar do ambiente de paz e calmaria que a noite traz o céu é turbulento. E no quadro do Trigal com Corvos, ele representou os espíritos que assolavam sua vida, por meio dos corvos sobrevoando o trigal.
...