A Noite Estrelada Leitura Contextualizada
Por: Adrian Matheus Cunes Mattos • 6/7/2021 • Projeto de pesquisa • 490 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
[pic 1]
2º Ano, Leitura e releitura da Obra: “Noite Estrelada “ Artista: Van Gogh
Leitura contextualizada
Obra: Noite Estrelada
Artista: Van Gogh
Ano: 1889
Local: como Van Gogh sofria depressão, vivia dentro de um hospício onde tinha acesso a matérias de pintura, em uma noite estrelada pintou essa tela de dentro da cela onde dormia.
Estilo: pós- impressionismo
Museu: a obra se localiza no Museu de Artes Modernas de Nova Iorque
Demissões: 74cm X 92cm
Material: tinta a óleo
[pic 2]
Podemos perceber que Van Gogh utiliza variadas técnicas, a mais marcante sem duvidas é as linhas ondulas. Ele consegue transmitir o movimento que a arvore faz com ajuda do vento, percebo que não é uma pintura proporcional à realidade. As montanhas ao fundo é relativamente menor que a árvore, o cipreste nos da um ar de fluidez e a maneira que ele toca o céu pode estar relacionado à morte, a ligação entre céu e a terra. As cores frias utilizadas, na composição da obra, em tons de azul para escurecer a tela e as pinceladas curtas dão textura e movimento a obra.
[pic 3]
Novamente as cores utilizadas são na maioria frias em tons diferentes de azuis, mas nessa parte da obra o autor utiliza um pouco de cores mais vivas como o amarelo que representa a luz dentro das casas da vila utiliza também alguns tons de verde e vermelho. Mas o que mais me chama atenção é a igreja, a maneira que ele representa a torre de igreja trás a conexão entre céu e a terra. As montanhas, a pincelada que foi dada de maneira rápida e espiral da a sensação de movimento.
[pic 4]
Com certeza a parte mais clara da obra onde utiliza o efeito espiral e pinceladas curtas e rápidas formam traços, as estrelas de forma realista ao meu ver cada uma de um tamanho sem padronização, a lua a maneira que Van Gogh vai dispersando a sua luz em toda composição com se ela estivesse se derretendo.
Leitura pessoal
A primeira impressão ao olhar a obra não foi muito boa, pareciam uns rabiscos, mas quando foquei meu olhar no todo vi que os rabiscos se transformaram em casas, montanhas. O que me fez lembrar a casa da minha avó era numa vila rodeada por arvores. Pude me conectar ao cipreste a maneira que ele cresce até o céu. É a mesma maneira que eu quero crescer profissionalmente.
...