A religiosidade como propulsora da leitura e oralidade
Por: Solange Adalto Santos • 28/10/2016 • Projeto de pesquisa • 5.111 Palavras (21 Páginas) • 282 Visualizações
Campus São José
Faculdade de Letras
Curso Língua Portuguesa e Literaturas
A RELIGIOSIDADE COMO PROPULSORA DA LEITURA E ORALIDADE
Solange Valmira Ocker dos Santos
Setembro de 2014
Solange Valmira Ocker dos Santos
A RELIGIOSIDADE COMO PROPULSORA DA LEITURA E ORALIDADE
Projeto de pesquisa elaborado junto ao Curso de Letras (modalidade EAD) da Universidade Estácio de Sá, em cumprimento às tarefas da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Licenciado em Língua Portuguesa.
Orientadora: Profa. Valéria Campos Muniz
Setembro de 2014
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de DEUS! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os teus caminhos! Porque que compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas: glória, pois, a ele eternamente. Amém! RM 11:33 -36
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu querido Deus, que me impulsiona com sua graça e imensa misericórdia, dando –me paz, nessa longa caminhada.
Ao meu amado esposo Adalto, por sua paciência, carinho, incentivo e amor.
A minha querida mãe , por suas orações , e pelo colo quando preciso.
Aos meus filhos Betina e Isaac e ao Maycon, vocês me fazem querer ir um pouco mais longe...
As minhas irmãs, principalmente Sidelma e Lígia, por acreditar no meu potencial.
Agradeço com carinho seu Adilson Brenuvida, grande mestre na arte de educar.
Aos meus queridos amigos que intercederam, que me inspiraram, e que contribuíram com esse trabalho.
Vocês também são responsáveis por essa conquista!
RESUMO
Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo sobre a influência da religiosidade na formação de leitores e tem como objetivo geral analisar o diferencial dessa “leitura” em suas vidas. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturada, e de observações em reuniões em seis igrejas evangélicas da “Assembleia de Deus” no município de Governador Celso Ramos S.C. No referencial foram apontados os seguinte tema “A religiosidade como propulsora da leitura e oralidade” Algumas considerações pelos entrevistados foram apontadas: como o contato, acesso, estímulo com uma nova leitura, habilidades leitoras adquiridas, “coragem” e desempenho para falar em público, competências atribuídas ao fato de adquirirem o hábito –estimulados pela religião- de “examinarem” as escrituras diariamente.
Palavras chave- leitura, religiosidade, oralidade.
SUMÁRIO
1-Introdução.................................................................................8
1.1-Situação Problema...............................................................9
1.2-Ensino Formal.......................................................................9
2-Dados pesquisa........................................................................10.
3-Indicadores e mitos sobre a leitura na sociedade .........
Brasileira......................................................................................11
4-Formando leitores críticos.................................................12
5-Língua falada..........................................................................14
6-Considerações Finais............................................................15
7-Referências bibliográficas....................................................16
1-INTRODUÇÃO
Observamos em algumas reuniões da igreja local , que muitas pessoas não possuem um grau de instrução considerado adequado, no entanto desenvolveram habilidades dignas de grandes oradores , considerando que a religiosidade incentiva a leitura, e essa produz conhecimentos , o trabalho em questão é uma tentativa de entender a importância da leitura na vida dessas pessoas que foram privadas do ensino formal dentro de uma sala de aula.
Ao longo do trabalho refletiremos sobre a importância da leitura no mundo em que vivemos, caracterizado pela circulação social de um grande e diversificado volume de informações ,onde a capacidade de ler e interpretar textos em múltiplas linguagens é imprescindível.
Vivemos um tempo de comunicação rápida, e que exige dos indivíduos cada vez mais, o pleno domínio de diferentes linguagens. Entre as linguagens, sem dúvida, a linguagem verbal –a língua falada e escrita- ocupa posição de destaque no universo da comunicação. Partindo desse pressuposto podemos inferir então que o indivíduo que domina a arte da comunicação , provavelmente será aquele que terá uma maior ascensão social . A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos do mundo que nos cerca e não apenas isso, mais que ela pode se constituir também em um poderoso instrumento para o autoconhecimento.
...