ATIVIDADES DE ESTUDOS INTEGRADRES RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Por: Diva Odília • 1/8/2019 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Curso de Educação Especial – EaD
ATIVIDADES DE ESTUDOS INTEGRADRES
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
PLANO DE TRABALHO | |
Objetivo pelo qual foi à capacitação | Adquirir novos conhecimentos e a quantidade de horas estabelecidas para a formação. |
Materiais utilizados | Livros, revistas, artigos, pesquisas na internet, entre outros. |
Explique como a atividade contribuiu para a sua formação acadêmica, profissional e humana? (1800 a 2000 caracteres)
O desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica dentro dos estudos de educação especial e inclusiva é uma atividade que se constitui de análise crítica da realidade educacional, das ações desenvolvidas no meio, dos procedimentos e recursos pedagógicos utilizados e adaptados ás necessidades educativas dos alunos com necessidades educacionais especiais ou de alunos em classes regulares, estabelecendo um olhar amplo e sensível aos inseridos no cotidiano escolar da educação especial e inclusiva. O PIP em educação especial e inclusiva é um marco de suma importância na construção da identidade profissional, tanto do educador que atua há anos na área da educação especial, quanto para o educador que está iniciando a sua carreira profissional. O Projeto de Intervenção concebe a realidade dos fatos no contexto trabalhado, como também, a reflexão e a análise crítica do âmbito educacional especial e inclusivo, confrontando á realidade escolar com a realidade social. O PIP permite avaliar os diversos contextos educativos, uma vez que permitem inúmeras reflexões em torno dos aspectos didático-pedagógicos, administrativos, políticos, psicológicos, filosóficos, curriculares entre outros que compõem a instituição escolar.
O Projeto de Intervenção Pedagógica em educação especial teve por objetivo a análise e as implicações didático-pedagógicas, quanto ao planejamento curricular, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relações pedagógicas no processo de alfabetização e letramento dos alunos inseridos na educação básica, possibilitando identificar os procedimentos e recursos adaptados ás necessidades dos alunos, estabelecendo uma análise crítica da realidade escolar atual, refletindo sobre a questão do professor frente ás novas demandas no ensino regular no processo de alfabetização, e ás possibilidades das novas tecnologias para a educação especial. O PIP orienta positivamente professores, estudantes, pesquisadores, curiosos e interessados em atividades de investigação da prática pedagógica no contexto educacional. Acredita-se, que a investigação é um dos princípios científicos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação docente.
...