Atividade Estudo de Caso Comportamento Organizacional
Por: Níllia Nogueira • 12/8/2019 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
Universidade Estadual do Maranhão
Núcleo de Tecnologias para Educação
Curso de Gestão Comercial
Nídia Nogueira Ferreira
ESTUDO DE CASO
Pinheiro – MA
2017
Atividade – Estudo de Caso
Mefistófoles (fictício), Analista de Tecnologia da Informação (TI), funcionário aplicado, inteligente, proativo, sofreu um acidente automobilístico quando conduzia sua motocicleta. Teve lesões graves na cabeça e passou alguns meses hospitalizado. Os ferimentos prejudicaram bastante sua memória, principalmente fatos recentes e grau de atenção.
Voltando ao trabalho, o supervisor e os colegas observaram que ele não conseguia mais realizar a contento tarefas da sua especialidade, a TI; entretanto, por consideração e pela grande amizade que mantinha com o grupo, iam deixando ele tentar e o que não saísse a contento, o grupo refazia. E vejam que ele trabalhava com tecnologia, sintam o desafio.
Mefistófoles começou a se sentir bastante frustrado por essa situação, tendo escondido esse sentimento dos colegas.
O gerente de Mefistófoles, a princípio, foi incapaz de lidar com o fato de que a capacidade cognitiva do empregado estava prejudicada de modo a não conseguir mais resolver aquelas tarefas que lhe era afeito. A permanência dele no ambiente de trabalho sobrecarregava os colegas, a moral do departamento teve uma baixa e ele sabendo disso começou a ficar irritado, além da frustração. Via-se que não conseguia, definitivamente, executar aquelas tarefas de antes, mas na empresa havia muita coisa em outras áreas que poderia fazer.
Seu supervisor, percebendo isso, conseguiu que a empresa remanejasse e treinasse o profissional naquela nova tarefa. Mefistófoles, dessa forma, conseguiu se readaptar na empresa com essa nova área.
Questão 1:
Considerando a situação do funcionário Mefistófoles e observando a atitude do gerente que a princípio foi incapaz de lidar com o fato de que a capacidade cognitiva do empregado estava prejudicada. Vemos um funcionário frustrado no seu local de trabalho, mau desempenho da equipe, e a produtividade na organização comprometida. O gerente deve ter a capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas. Seu papel é localizar o problema, identificar alternativas que possa corrigi-lo, avaliar essas alternativas e selecionar a melhor. Nesse caso o gerente não foi capaz de resolver a situação na organização. Ele deveria ter analisado e avaliado o desempenho do funcionário. Feito isso, através do diálogo transparente orientá-lo a fazer um treinamento em uma área específica na qual poderia desempenhar melhor suas tarefas, contribuir no desempenho da equipe e recuperar sua autoestima dentro da organização.
Para Fernandéz-Aráoz (2012, p.47 apud BERGAMINI2015, p.31), “a tomada de grandes decisões sobre as pessoas é fundamental ao desempenho organizacional em todos os estágios da vida de uma empresa”.
Questão 2:
Sim. O remanejo foi uma ação necessária para aquela organização com o objetivo de adequar o funcionário a realizar tarefas dentro de suas possibilidades com eficiência, uma vez que sua capacidade cognitiva estava prejudicada de modo a não conseguir mais resolver aquelas tarefas que lhe era afeito.
...