ATPS
Dissertações: ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luma123 • 17/3/2015 • 340 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
03 – Resumir os quatros argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
1°Argumento: Para cultivar um saudável ceticismo.
Neste argumento Antonio Nóvoa apresenta a história da educação para cultivarmos uma duvida por ela. Vivemos em um mundo de espetáculo no campo da educação, que tende a ser visto como reformas, métodos bem elaborados, técnica avançada. Mas precisamos ter a curiosidade de entrar mais a fundo na história que foi feita no passado e a história da educação nos permite ter uma consciência crítica sobre o que aconteceu no passado e o que pode nos servir de exemplo nos tempos de hoje.
2° Argumento: Para compreender a lógica da identidades múltiplas.
A história ajuda as pessoas a darem sentido a sua vida, ao eu trabalho. Uma das funções de um historiador da educação é compreender as múltiplas idéias, o que é o que, por meio de qual se definem memórias e tradições para que nos educadores posamos tirar conclusões disso e usarmos para dar sentido ao nosso ensino.
3° Argumento:Para pensar os indivíduos como produtores de história.
A reflexão histórica serve para nos colocar perante um patrimônio de idéias. Não existe presente em passado, e um elemento de nossa memória. A idéia de que somos criadores e não apenas criaturas, d que tanto quanto nossos antepassados criaram, nos temos o mesmo poder de estar podendo criar nossos filhos e neto que tomarão por base tudo isto que estamos criando por eles. E isso nos permite saber quem fomos e como fomos.
4° Argumento: Para explicar que não a mudança sem historia.
Neste argumento ele quer deixar claro que para se ter novas coisas, fazer novas descobertas precisamos da historia para avaliarmos se aquilo que queremos fazer vai dar certo ou não. A história vem para nos mostrar um passado que imaginávamos de outra forma, ela nos ajuda a entender esse mundo de tantas raças, crenças e do preconceito e ate mesmo entendermos a falta de esperança para algumas pessoas em acreditar que um dia o mundo em que vivemos possa a vir a melhorar.
...