ATPS DE DIDÁTICA
Casos: ATPS DE DIDÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tubero • 2/11/2013 • 1.472 Palavras (6 Páginas) • 451 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância
CAMPINAS
Abril /2013
ETAPA 1
TEXTO CRÍTICO-REFLEXIVO
O tema reciclagem foi escolhido por desafiar a prática docente de uma forma ampla, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, também está relacionado com nossa política, economia e comportamento do ser humano.
Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora.
Atualmente o país gera por dia, por volta de 195 milhões de kg de lixo, o que resulta em aproximadamente 55 trilhões de kg de lixo por ano, valores que corresponde a cerca de 1 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. Na realidade, reciclado é matéria-prima, que pode e deve ser reaproveitada com criatividade.
Nesse projeto visamos à efetiva participação do aluno com o meio ambiente, disponibilizando a eles materiais que valorizam a integração, cooperação e incentiva a ação do aluno com o meio. A criança aprenderá a importância de se reciclar para cuidar do nosso planeta, e a partir daí, já tomar consciência das práticas cidadãs. Essas práticas irão fazer com que o aluno desenvolva competências e habilidades significativas para eles e seus familiares.
Sabemos que, nesse processo de aprendizagem, a criança passa aos pais, com sua forma de autonomia, a construção do conhecimento a qual adquiriram, incentivando os pais nessa mesma ação. Ao trabalhar esse projeto de uma forma lúdica, a criança se sente à vontade para expor da melhor maneira seus sentimentos, emoções, frustrações e anseios de uma forma integrada. A ação do docente é extrair do aluno todo esse conjunto de sentimentos a ser trabalhado de uma forma a promover a aprendizagem, tendo a importância de envolvê-los na mesma.
PROJETO
APRENDA A RECICLAR BRINCANDO
PÚBLICO-ALVO: 1ª FASE - EDUCAÇÃO INFANTIL
CRONOGRAMA: 1 MÊS, COM DURAÇÃO DE 35 MINUTOS DE ATIVIDADES
JUSTIFICATIVA
Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem é importante perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.
Devem-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula e para a adoção de práticas mais cidadãs.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
-Esclarecer os conceitos de “Reciclagem”;
-Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados para o meio ambiente.
-Transformar o “lixo” urbano em brinquedos, de forma simples e criativa;
-Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis.
-Incentivar a criatividade; conscientização do meio, solidariedade e práticas cidadãs.
- Desenvolver habilidades na construção e montagens de materiais
- Desenvolver coordenação; cooperação; socialização; criatividade.
DESENVOLVIMENTO
Mostraremos a eles, inicialmente, a importância da reciclagem para o meio ambiente, expondo os materiais e a durabilidade dos mesmos com textos sobre o assunto, cartazes e livros.
Como o brincar é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança, iremos confeccionar brinquedos com materiais reciclados como: peteca; pião; vai-vem; bilboquê; carro de bombeiro; bonecas; avião, etc.
Materiais reciclados a serem usados:
Saco plástico, garrafa pet; tampa de garrafa; palito; caixa de ovo; rolo de papel higiênico; rolo de papel toalha; papelão; caixa de todinho, caixa de leite.
ETAPA 2
Vivências no espaço escolar
Visitamos um Centro de Educação Infantil chamado Pedrinho, onde o espaço é bem amplo e atualmente estão matriculados, segundo a coordenadora, 216 crianças entre 4 meses a 5 anos.
Focamos nas crianças de 3 a 4 anos, que estão na 1ª fase da educação infantil e observamos duas salas dessa instituição.
Nessa reflexão compartilhada, percebemos que o lúdico tem que ser vivenciado tanto por alunos quanto por professores.
Podemos observar que professores que consideram o lúdico somente como um forma pedagógica, e que não gostem de brincar, dificilmente desenvolverão uma vivência lúdica,
impossibilitando os seus alunos de vivenciarem esse momento entre eles dentro de sala de aula.
A criança perde a espontaneidade por ser reprimida todo tempo, não desenvolvendo sua capacidade, criatividade, autonomia e identidade, dificultando assim, sua construção de aprendizagem. Percebemos que na sala onde a professora demonstrava o lúdico como uma forma pedagógica de lidar com as crianças, essas crianças eram mais reservadas até mesmo para conversar. Ao entrar em sala
...