ATPS DIDÁTICA
Trabalho Escolar: ATPS DIDÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayanemartins • 15/3/2014 • 548 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Aula – tema: Procedimentos de ensino – aprendizagem, Recursos de ensino aprendizagem.
Passo 1
‘’Procedimentos de ensino- aprendizagem socializantes’’
Socialização é uma forma de fazer as crianças se interagir e ter uma convivência saudável com o próximo e mostrando respeito a todos.
Uma forma de se socializar na sala de aula é através de atividades, jogos e trabalhos em grupos, tudo isso estimula as crianças a ler, se organizar, pensar, saber perder ou ganhar. Mas para ter um bom resultado, o educador necessita fazer um plano de aula bem elaborado, escolhendo as melhores atividades de jogos.
Jogos é uma atividade que pode ser feita em qualquer idade, pois tem uma forma de estimulo impressionante. Organizar a sala de aula em grupos e fazer as crianças interagir com as outras que não seja do seu próprio grupinho ou as famosas ‘’panelinhas’’, isso é uma forma de mostrar relacionamento e interação. E em seguida explicar as regrinhas do jogo de uma forma fácil para ser compreendida, e começar a atividade desenvolvida organizada.
Com os jogos o educador começa a conhecer melhor o perfil de cada aluno, que pode ser usado para lidar com cada um no seu dia a dia. E um ponto importante para o educador é saber a faixa etária dos seus alunos para escolher jogos adequados de acordo com eles, essa prática pode ser usada várias vezes pelos alunos, pois transforma uma aula mais atrativa e foge de sua rotina.
Passo 2
Através do uso de jogos em sala de aula, de qualquer faixa de idade e o resultado de se socializar e se organizar em diversas regras é excelente. O jogo é uma atividade natural de qualquer ser humano, é um recurso que vem sendo utilizado por várias gerações, para centrar a criança e prender sua atenção para pensar, analisar e discutir a situação problema.
Dependendo do jogo levado em sala de aula pelo educador, o procedimento escolhido pode obter grandes resultados, gerando no aluno o pensamento de se socializar com os outros tendo em mente que competir nem sempre é ganhar e ser melhor, mas gerar esforços para obter conhecimentos, saber perder sem ressentimentos. Ganhar e acertar nem sempre é o melhor caminho, e sim o mais importante é competir e ter o bom espírito de ajudar no jogo, estar em grupo e discutir seus interesses. O percurso às vezes, é melhor porque nele encontramos nossa limitação e dificuldades.
E é nisto que o educador tem que estar atento com os seus alunos, com desempenho que nem todos estão no mesmo processo de aprendizagem e aptos para compreensão daquilo que já foi passado. Por isso que muitos jogos e brincadeiras servem como um raciocínio e reflexão na criança, é um meio do educador extrair do aluno o que ele já aprendeu.
Uma referência bibliografia que serve como exemplo é o livro ........ que relata bastante sobre a percepção, sobre a consciência da fantasia para a realidade. Para a criança a descoberta onde tudo é novo, a fase que aptos a realizar atividades através de jogos matemáticos, aonde tudo que é maior é melhor, quantidades de moedas a mais significam mais do que uma nota em papel.
...