ATPS Educação Não Formal
Ensaios: ATPS Educação Não Formal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evemor • 20/11/2014 • 728 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
O que é Educação não formal?
Educação não formal é aquela que não acontece em espaços escolares, educação não formal se prende ao longo da vida, obtendo conhecimentos, com a família, amigos, em espaços coletivos, organizações sociais, manifestações culturais e religiosas, com a influência da mídia e objetos eletrônicos, ela faz com que o individuo possa fazer uma leitura de mundo, assim tendo a compreensão do que se passa ao seu redor.
A educação não formal não é avaliada, por que no aspecto legal, ela não é registrada em nenhuma lei, com isso pode sofrer qualquer alteração e sua aprendizagem é válida.
O indivíduo leva com consigo um pouco o que aprendeu em diversos, ou em algum lugar determinado com isso transmite seus conhecimentos vivendo em sociedade. Ela é capaz de transformar, conscientizar, os indivíduos sobre a importância de serem pessoas ativas na sociedade e terem consciência da realidade do mundo que vivem.
A educação não formal geralmente esta ligada com a Educação Social, se da de forma com a complementação da Educação Formal, ela costuma ser mais hábil, flexível, versátil e dinâmica.
Quais as possíveis contribuições da Educação não formal no cotidiano da sociedade?
A educação não formal é muito importante para sociedade, porque o individuo pode contribuir com seus conhecimentos e transmiti-los as pessoas. Contribui na formação do individuo, para que ele possa atuar na sociedade, com seu aprendizado.
Diversas vezes a educação não formal, se associa e a educação formal, pois se entrelaçam entre os conteúdos, de maneira com que o individuo responda com conhecimento que obteve na educação não formal e a própria leitura de mundo.
O que é associativismo e qual sua relação com projetos sociais
Associativismo é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns visando superar dificuldades e gerar benefícios para seus associados.
O associativismo nasceu e se desenvolveu através dos tempos, ele foi desenvolvido para defender os direitos de outros indivíduos, é possível compreender esse movimento através das ações sociais coletivas, organizada por grupos de pessoas que tem por objetivo alcançar mudanças sócias por meio do embate político, sua proposta é defender o direito do trabalhador. Na era industrial foi obrigado a se organizar mais para enfrentar as condições precárias de trabalho e na era atual, a era do conhecimento, é necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos estruturados e preparados.
Tipos de associativismo:
• Associação – sociedade civil sem fins lucrativos tem por finalidade:
- Representar e defender os interesses dos associados;
- Estimular a melhoria técnica, profissional, econômica e social dos associados.
• Cooperativa
- Sociedade civil/sindical sem fins lucrativos, tem por finalidade:
- Viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços gerais
...