Aanlise A Menina De La
Casos: Aanlise A Menina De La. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacvx • 18/8/2014 • 414 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
Maria, conhecida por Nhinhinha, é a personagem central deste conto. Menina de 4 anos incompletos que não se interessa por brinquedos, vive sozinha no seu canto, nos seus silêncios. Difere das crianças de sua idade e quase não fala. O pouco que diz, situa-se em um pequeno número de palavras desconexas ou sem sentido, incompreensível para os simples mortais do seu pequeno mundo.
"Sua casa ficava para trás da Serra do Mim, quase no meio de um brejo de água limpa, lugar chamado o Temor-de-Deus." Nhinhinha "nascera já muito para miúda, cabeçuda e com olhos enormes." Chamava o pai de "Menino pidão" e a mãe de "Menina grande". O narrador informa que Nhinhinha gostava dele, e que conversava com ela:
"E Nhinhinha gostava de mim."
Conversávamos, agora." E começa a relatar as falas estranhas da menina, que estava no quintal vestidinha de amarelo e salienta que:
"o que falava, às vezes era comum, a gente é que ouvia exagerado: - ''...alturas de urubuir... '' Não dissera só: - ''...altura de urubu não ir.'' E acrescenta que "o dedinho chegava quase no céu", e que também suspirava e depois dizia - "Eu quero ir para lá." , e falava de parentes mortos, dizendo que iria visitá-los. O narrador diz não ter mais visto Nhinhinha, mas sabe que começou a fazer milagres. O primeiro foi presenciado pela tia , Tiantônia, quando Nhinhinha pede para o sapo vir até ela e chega uma rã brejeira.. Dias depois pede uma pamonhinha de goiaba e aparece uma dona com a comida. Os milagres se sucedem, como a cura da doença da mãe com um abraço. A família não conta para ninguém os milagres da menina por medo dos curiosos e interesseiros.
Chegou a seca e o pai apela para Nhinhinha, quando a menina quis, veio e arco-íris e choveu. Com a chegada do arco-íris, a menina se alegrou e começou a pular e correr pelo quintal, coisa que nunca fez, e também disse algo para Tiantônia, fazendo-a ralhar com Nhinhinha.
Nhinhinha morre e Tiantônia revela o que a menina disse, quando apareceu o arco-íris: "queria um caixãozinho cor-de-rosa, com enfeites verdes brilhantes.". Para a mãe tudo sairia do jeito que a filha desejava "pelo milagre, o de sua filhinha em glória, Santa Nhinhinha
...