Alfabetização e formas de sua aplicação
Seminário: Alfabetização e formas de sua aplicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kliverland • 28/11/2014 • Seminário • 316 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
O letramento e suas formas de aplicação
O Letramento designa-se à ação de ensinar a ler e escrever, que por vezes, é chamado também de alfabetização. Esse processo se faz importante, pois é através dele que o indivíduo terá contato com as informações disponíveis nas maiorias da mídia, tais como: jornal, livros, revistas, documentos, textos da internet, etc... Que serão responsáveis por boa parte do conhecimento adquirido na sua vida, além de ser através dele também que o indivíduo poderá se expressar em um sociedade, por isso, o letramento é também um fundamento libertador, visto que é ele –através de sua forma escrita- que lhe permitirá se expressar moralmente, éticamente e até emocionalmente, externizando sua opinião, sentimentos, conceitos morais e éticos, e através disso transimitir os valores que lhes são importantes.
A partir do momento que ele aprende a ler e escrever, ele ganha também conhecimento –uma forma de senso crítico- que lhe ajuda a interpretar e se posicionar de forma segura a respeito de um determinado assunto, o invés de se alienar, como poderia acontecer mais facilmente no caso de ele ser analfabeto.
Que tipo de hipertexto está pensando em apresentar?
R: Hipertexto hierárquico, porque acho que ele facilita a visualização do conteúdo por mostrar os niveis de aprofundamento da leitura.
Que tipo de links?
R: Externos e de referência, porque indexam mais conteúdo à materia e podem criar uma interação paralela, facilitando, assim, a leitura.
Qual é a função dos links?
R: Função retórica, que trabalha com possibilidades de explicar, ilustrar, aprofundar, induzir, comentar, retringir e etc; Função estrutural, que ajudam o leitor a compreender a estrutura dos hiperlinks.
Com quais tipos de linguagens está pensando em trabalhar?
R: “Formal”, mas aberta. Sem complicar o entendimento, mas sem se prender a uma norma fixa de forma que englobe o máximo de gêneros linguísticos possiveis, afim de facilitar a compreensão por diversas “tribos” de pessoas que venham a ler.
...