Analise e Elaboração de Multimídia Atividade
Por: kmille • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
Atividade 1 Análise de Material de Multimídia:
Minha Resposta
A educação a distância EAD (não confundir com ensino a distância que é focada no professor e seus métodos de ensino) veio em conjunto com os meios de comunicação. Era precário com o rádio, foi se aperfeiçoando com a televisão e se tornou uma realidade viável para as massas com o advento da internet.
Hoje representa no Brasil mais que 15% das matriculas do ensino superior (14,6% em 2010). É de se supor que em 2016 a porcentagem seja significativamente maior. Pode ser síncrona, onde as atividades de professores e alunos ocorrem em tempo real ou assíncrona quando professores e alunos interagem em momentos diferentes.
O crescimento da modalidade é devido principalmente a vida atribulada das cidades grandes e, a possibilidade de alunos em lugares remotos receberem educação de qualidade a preços razoáveis. Detalhando, nas grandes cidades, onde as distâncias e o trafego dificultam a locomoção e ainda, o fato de que grande parte dos alunos terem outras atividades (principalmente trabalho de tempo integral), as distâncias e o tempo são impeditivos ao estudo presencial, o EAD passou a ser a única alternativa de estudo a grande parte dos interessados. Outro fato importante é que o custo de alugueis e instalações físicas necessários ao ensino presencial, fazem as mensalidades escolares se tornarem proibitivas para maior parte da população. O EAD não tem custo adicional quando ocorre o aumento do número de alunos permitindo ensino com boa qualidade a custos reduzidos.
O professor por sua vez tem um papel muito mais relevante do que o professor do ensino presencial.
O planejamento das aulas tem que ser feito com maior antecedência e profundidade, já que correções no contato direto nas aulas presenciais não são possíveis no EAD. O material e a aula devem estar em um nível de compreensão adequado a esse método. A comunicação do professor deve ser mais formal e precisa, em relação as aulas presenciais. Sintetizando de forma pouco convencional, o professor passa de “tio amigo” para o “avô sábio conselheiro amigo”.
Resposta CAROLINE RIBEIRO DE MELLO
Caroline tudo bem?
Gostei muito da sua visão. Você ampliou o horizonte das perguntas. Trouxe uma luz no papel do aluno no EAD, mais ainda trouxe a interação aluno/professor no EAD no foco da discussão.
A interação aluno/professor no EAD abre portas a discussão de temas relevantes ao ensino:
- Como aprofundar o conhecimento de tópicos interessantes ao aluno;
- Como manter o ritmo do aprendizado de forma igualitária a um grupo com tempos distintos;
- Como criar relação de grupo com os alunos do mesmo curso sem a relação interpessoal (física);
Resposta CARLOS ALBERTO MANI:
Carlos tudo bem?
Gostei da síntese do seu trabalho. Creio que discordamos quanto ao papel do professor. Você enxerga o professor como um mediador/facilitador do conhecimento, já eu enxergo professor do EAD com um papel maior. Ele não é só um mediador, ao contrário, ele tem um papel mais ativo que o professor presencial, pois o fato de não ter uma relação em tempo real exige uma preparação e clareza na exposição não necessárias na aula presencial. O trabalho do professor fica menos aparente, mas é de maior importância.
...