Animações e Histórias Infantis - Uma Análise Crítica
Por: Ingrid Nascimento • 25/8/2023 • Ensaio • 941 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE LETRAS
LITERATURAS EM INGLÊS E OUTRAS ARTES / MÍDIAS
INGRID DA SILVA NASCIMENTO
ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE AULA:
ANIMAÇÕES E HISTÓRIAS INFANTIS
Um homem mata por engano a mãe de um jovem garoto e, para se redimir, terá que tomar conta da criança. Mas há um porém: ele precisa admitir seu crime para aquele que deixou órfão, na esperança de ser perdoado e quebrar a maldição que o castiga. Tudo isso enquanto foge de um persistente caçador.
Você assistiria a esse filme? E se eu dissesse que é o resumo de uma animação?
A sinopse acima foi baseada no roteiro da animação Irmão Urso, lançada em 2003, pelos estúdios Disney. Se você é uma pessoa adulta, pergunte aos seus colegas de trabalho ou parentes também adultos, se eles assistiram ao filme. Há grandes chances de nem ao menos terem dado uma chance para a história, já que foi contada em forma de musical e animação.
“As pessoas acham que fazemos filmes para crianças. Não. Só funciona se fizermos um filme que nós mesmos gostaríamos de ver.”
Edwin Catmull
Esta é a reflexão realizada nos dois vídeos colaborativos dos Youtubers Mikannn e Thiago Guimarães, tomando como base as duras críticas que o filme Soul (2020), da Pixar, recebeu tanto do público quanto de críticos, como New York Post e El País, sobre animação e o que é considerado algo para crianças.
Míriam Castro, ou Mikannn, como é popularmente conhecida na internet, é uma produtora de conteúdo, apresentadora e jornalista freelancer. Possui um canal homônimo de vídeos sobre cultura pop no YouTube desde 2015 e ficou bastante conhecida após lançar vídeos sobre Game of Thrones junto de sua amiga e também produtora de conteúdo para internet, Carol Moreira.
Já o canal do Youtube Ora Thiago pertence a Thiago Guimarães, que é criador de conteúdo especialista em cultura pop e produz vídeo-ensaios em múltiplas plataformas sobre cinema, TV, quadrinhos, literatura e todo tipo de narrativa e a relação delas com cultura, tecnologia e sociedade.
Nos vídeos “ANIMAÇÃO TEM QUE SER PARA CRIANÇAS?” e “ANIMAÇÃO É COISA DE CRIANÇA (feat. Mikannn)?” Mikannn e Thiago, respectivamente, apresentam uma crítica, juntamente com uma profunda explicação e análise, sobre de onde surgiu essa ideia e de como isso impacta na nossa cultura e como consumimos filmes e séries animadas.
Mikannn inicia seu vídeo explicando por que aqui, no ocidente, possuímos essa ideia de que animação é coisa de criança, fazendo um paralelo com o oriente, mais precisamente o Japão, onde as pessoas possuem uma relação totalmente diferente com filmes e séries animados — os animes possuem histórias para vários grupos demográficos diferentes; e também com os questionamentos: por que algo feito para crianças não tem o direito de ser profundo ou fazer pensar? Por que algo para crianças precisa ser barato ou inferior?
Animação é uma técnica, uma das diversas linguagens para criar obras audiovisuais. Ela não é um tipo de história. Serve tanto para contar histórias fofas como algo de ficção científica ou um super drama intenso. Dá para contar qualquer tipo de história usando a técnica da animação. Portanto, afirmar que animação é apenas coisa de criança é uma afirmação equivocada e sem sentido.
Em seus 27 minutos e 50 segundos de vídeo, Mikannn explica como que funcionam os recortes demográficos dos mangás e animes, além dos horários de transmissão na televisão no Japão; e de como a origem de animações ser voltada para crianças no ocidente vem de uma visão mercadológica.
...