Artigo de leitura
Por: Deboraribeiro • 22/5/2015 • Monografia • 620 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA |
O meio digital muda o texto e a leitura? |
O meio digital gera polêmicas |
O MEIO DIGITAL GERA POLÊMICAS
A vida do ser humano tem se transformado nas ultimas décadas, e juntamente com essas transformações, suas rotinas, métodos e seus recursos para se adequarem nas determinadas épocas não tem sido mais os mesmos. Uns dos grandes impactos que ocasionaram essas modificações de rotina foram à entrada das “tecnologias” na sua vida social.
Em muitos setores o meio digital tem gerado polêmicas em relação a sua aplicabilidade, para muitos esses é o fim dos tempos, fim da arte, fim da literatura, fim da leitura e escrita, já para outros, é o começo de uma nova era, em que a tecnologia junta-se para formar um novo conceito. Mas diante desses novos conceitos, surge também o conceito do que será a Educação perante a essa nova fase de ensinar.
Hoje se coloca em pauta os inúmeros meios tecnológicos que são inseridos nas salas de aulas por seus alunos. Professores em sua maioria destacam que a internet assim como outros recursos, chegou para facilitar e melhorar as expectativas de ensino, mas para outros, o ensino tem sofrido grandes modificações em relação as suas características de materiais principalmente na utilização de livros.
Atualmente, a pesquisa solicitada pelo professor pode ser encontrada em apenas um clik. Trabalhos podem até ser feitos e plagiados por meio de teses de doutorados, mestrados etc. O que se discute é a questão do (Ctrl+C / Ctrl+V) copiar e colar. Dentre das analises, observa-se que desde muito tempo o copiar e colar sempre fez parte da vida e da rotina do educando, mas isso ocorria antigamente por meio de leitura e escrita dentro dos livros. Hoje, muitos alunos que utilizam o recurso da internet como forma de pesquisa, nem se dão conta da profundidade do conteúdo, de sua legitimidade e vão logo associando ao trabalho solicitado.
Frente a essa propensão, surgiram também os novos tipos de textos, de características digitais e on-line. Trabalhar com textos no meio digital com os recursos disponíveis na internet significa lidar com a interatividade. Isso muda a conotação do binômio ler/escrever assim como o conceito de leitor passivo e o escritor.
Diante dessas possibilidades, os trabalhos realizados com esses recursos digitais, assim como os textos na internet podem ser repensado e executado numa perspectiva de interação e intervenção imediata, a exemplo do site do “Wikipédia”, que serve como ferramenta de busca de pesquisa e de contribuições dos demais escritores. Mas perante todas as fontes, deve-se verificar a veracidade e o conteúdo que são expostos nos demais sites.
Se a analise for feita de forma reflexiva, os recursos digitais, assim como a internet chegaram para somar no desenvolvimento de ensino e aprendizagem, pois segundo as teorias do currículo escolar, nenhuma teoria é neutra, e por essa razão os recursos disponíveis devem ser trabalhados de forma coerente, no qual, seus participantes sejam envolvidos pelos recursos novos e atraídos pelos antigos.
O meio digital transformou completamente a rotina do cidadão, e por essa razão pode-se dizer que a vida do ser humano no sentido figurado, começa antes e depois da chegada da internet. A internet e a digitalização assim como a literatura on-line, sofrem com o preconceito de criticas literárias, mas apesar disso, ela é uma realidade e está cada vez mais presente na formação dos novos leitores e escritores. Essa resistência ao novo é gerada pelo medo eterno de que uma nova tecnologia possa matar algo que seja considerado precioso para os mais antigos.
...